PT
BR
Pesquisar
    Definições



    têmpera

    Será que queria dizer tempera?
    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    têmperatêmpera
    ( têm·pe·ra

    têm·pe·ra

    )
    Imagem

    PinturaPintura

    Obra em que os pigmentos são desfeitos em cola, clara de ovo ou outro aglutinante (ex.: pintura a têmpera sobre madeira).


    nome feminino

    1. Acto de temperar ou dar consistência ao ferro ou ao aço.

    2. Dureza e flexibilidade que os metais adquirem com essa operação.

    3. Banho em que se dá a têmpera aos metais.

    4. [Figurado] [Figurado] Modo, gosto, estilo.

    5. Força, vigor.

    6. Disposição moral, índole, carácter.

    7. Integridade, austeridade de princípios.

    8. Cunha do carro de bois.

    9. Cunha empregada nas moendas dos engenhos para chegar os mancais de cima ao eixo.

    10. [Pintura] [Pintura] Obra em que os pigmentos são desfeitos em cola, clara de ovo ou outro aglutinante (ex.: pintura a têmpera sobre madeira).Imagem

    11. [Portugal: Minho] [Portugal: Minho] Aro ou triângulo de ferro que assenta sobre três pés e sobre o qual se coloca a panela ao lume. = TREMPE

    etimologiaOrigem etimológica: origem duvidosa.
    Significado de têmpera
   Significado de têmpera
    iconeConfrontar: tempera, têmpora.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "têmpera" para: Espanhol Francês Inglês

    Anagramas



    Dúvidas linguísticas


    Gostaria de saber o significado da seguinte frase: “O senhor vai receber seis exemplares de cortesia.”


    Encontrei uma resposta que passo a transcrever "Na frase Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante existe uma locução (aquele grupo de jovens) que corresponde a um sujeito da oração subordinada (quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante) com uma estrutura complexa. Nesta locução, o núcleo do sintagma é grupo, e é com este substantivo que deve concordar o verbo encontrar. Desta forma, a frase correcta seria Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontrou perto do restaurante."
    Sendo que a frase em questão foi retirada do Campeonato Nacional de Língua Portuguesa, e a frase completa é "Já passava das duas quando aquele grupo de jovens se encontraram perto da discoteca, aonde o Diogo os aguardava". Segundo a vossa resposta, dever-se-ia ter escrito "(...) aquele grupo de jovens se encontrou (...)". Mas se assim for, também seria de considerar "aonde o Diogo os aguardava", pois se consideramos que o sujeito é singular, não faz sentido dizer "os aguardava", mas sim "o aguardava". No entanto, não podemos considerar que existe concordância atractiva em que "deixamos o verbo no singular quando queremos destacar o conjunto como uma unidade. Levamos o verbo ao plural para evidenciarmos os vários elementos que compõem o todo." (Gramática do Português Contemporâneo Cunha/Cintra)? Agradeço elucidação se mantêm a vossa opinião, tendo a frase completa. Já agora, na frase utiliza-se "aonde Diogo os esperava". Não deveria ser "onde"?