Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
Palavra não encontrada. Sugerir a inclusão no dicionário da palavra pesquisada.
pub

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual é a origem da palavra Obrigada (o) e também como se deve responder a esta palavra.
Obrigado (a/os/as) é um adjectivo (também usado como interjeição) que pode ser definido como "que se sente devedor de alguma coisa, normalmente um favor ou uma amabilidade". Este adjectivo deriva do verbo obrigar, sendo provável que originalmente fosse uma construção verbal como "Fico-lhe obrigado (= agradecido)" ou "Ela ficou-lhe obrigada (= agradecida)".

As respostas à fórmula de agradecimento obrigado(a) podem ser muito variadas, muitas vezes dependendo da situação de comunicação, como "Não tem de quê", "De nada", "Obrigado(a) eu" ou ainda "Obrigados(as) nós".




Na frase " Os piratas consideravam os portugueses uma gente primitiva", sintaticamente "uma gente primitiva" é o quê?
O sintagma uma gente primitiva, na frase Os piratas consideravam os portugueses uma gente primitiva, desempenha a função de predicativo do complemento directo, uma vez que está a predicar ou caracterizar o complemento directo os portugueses. O verbo considerar enquadra-se num grupo de verbos transitivos directos predicativos, que inclui outros verbos como achar, aclamar, chamar, eleger, indigitar, julgar, nomear, proclamar ou tratar. Estes verbos seleccionam obrigatoriamente (pelo menos em alguma acepção) um complemento directo e um predicativo do complemento directo, que concorda com o complemento directo (ex.: os piratas consideravam os portugueses primitivos; os piratas consideravam as portuguesas primitivas). Relativamente a alguns destes verbos, nomeadamente aqueles que implicam juízos de valor, como achar, considerar ou julgar, o conjunto constituído pelo complemento directo e pelo predicativo do complemento directo pode ser testado utilizando uma frase subordinada completiva finita, construída com o verbo ser (ex.: os piratas consideravam que os portugueses eram uma gente primitiva).

Palavra do dia

o·ré·a·de o·ré·a·de
(latim Oreas, -adis)
nome feminino

[Mitologia]   [Mitologia]  Ninfa dos bosques, dos montes ou das grutas.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/symphysis [consultado em 07-07-2020]