Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

supercílios

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

su·per·cí·li·o su·per·cí·li·o


(latim supercilium, -ii)
nome masculino

[Anatomia]   [Anatomia]  Conjunto dos pêlos em forma de arco por cima de cada olho.Ver imagem = SOBRANCELHA, SOBROLHO, SUPRACÍLIO

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Não hesitava em enfiar os cotovelos nos supercílios dos opositores ou enfiar-lhes nos olhos dedos de unhas mal cortadas..

Em O INDEFECTÍVEL

que os supercílios formem uma goteira por cima dos olhos, de sorte que o suor que escorra...

Em A bem da Nação

...o seu rosto magro, mas no primeiro debate presidencial a candidata surgiu com os supercílios tratados o que lhe conferiu uma maior leveza à expressão facial..

Em corporalmentefalando.blogs.sapo.pt

As vibrissas, pelos longos do focinho, dos supercílios e do queixo, são particularmente providas de terminações nervosas..

Em duronaqueda.blogs.sapo.pt

...já vazara após sua morte, e que tatuara seus lábios de rosa e seus supercílios de preto..

Em News Press Release's
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se é correto pronunciar o -x- da palavra sexta-feira, ou será se[s]ta-feira?
A palavra sexta-feira tem pronúncias diferentes no português europeu e no português do Brasil. Assim, no português europeu, o -x- de sexta é geralmente pronunciado como o -ch- de chá); no português do Brasil, a pronúncia mais usual desse -x- é como o s- de saco.



À pergunta O que é o bolo alimentar?, devemos responder: a) O bolo alimentar são os alimentos depois de mastigados e ensalivados... b) O bolo alimentar é os alimentos...
À pergunta O que é o bolo alimentar? deve responder-se O bolo alimentar são os alimentos depois de mastigados e ensalivados. Regra geral, o nome predicativo do sujeito concorda em género e número com o sujeito (ex.: O João é famoso, A Maria é famosa, O João e a Maria são famosos). Todavia, no caso em apreço, esta regra geral não se aplica e a concordância faz-se com o nome predicativo do sujeito (os alimentos depois de mastigados e ensalivados), que identifica e realça os elementos que compõem o sujeito como um todo (o bolo alimentar).
pub

Palavra do dia

ha·ma·drí·a·de ha·ma·drí·a·de


(latim hamadryas, -adis, do grego hamadruás, -ádos, ninfa dos bosques)
nome feminino

1. [Mitologia]   [Mitologia]  Ninfa dos bosques que nascia e morria com uma árvore que lhe estava votada e na qual estava encerrada.

nome masculino

2. [Zoologia]   [Zoologia]  Espécie de babuíno (Papio hamadryas), cujo macho adulto tem cerca de 70 centímetros de comprimento (sem incluir a cauda), encontrado na região do Corno de África e na Península Arábica. = BABUÍNO-SAGRADO


SinónimoSinônimo Geral: HAMADRÍADA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/superc%C3%ADlios [consultado em 09-08-2022]