PT
BR
Pesquisar
Definições



sugestionáveis

A forma sugestionáveispode ser [masculino e feminino plural de sugestionávelsugestionável] ou [segunda pessoa plural do pretérito imperfeito do indicativo de sugestionarsugestionar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sugestionávelsugestionável
( su·ges·ti·o·ná·vel

su·ges·ti·o·ná·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que se pode sugestionar.

sugestionarsugestionar
( su·ges·ti·o·nar

su·ges·ti·o·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Produzir sugestão ou ser influenciado por sugestão (ex.: é provável que a notícia sugestione alguns jovens; sugestionou-se com o último livro do poeta).


verbo transitivo

2. Inspirar; estimular.

Auxiliares de tradução

Traduzir "sugestionáveis" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Gostaria de saber qual o antônimo de pensando.
É difícil encontrar uma palavra antónima para o verbo pensar (o mais fácil é a locução não pensar). No entanto, e apenas em alguns contextos, é possível utilizar o antónimo esquecer (por exemplo, pensou no pai) ou desconhecer (por exemplo, pensou na solução mais correcta).