PT
BR
Pesquisar
Definições



sufrágio

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sufrágiosufrágio
( su·frá·gi·o

su·frá·gi·o

)


nome masculino

1. Voto.

2. Eleição por meio de votos. = VOTAÇÃO

3. Adesão, aprovação.

4. [Política] [Política] Direito de eleitor.

5. [Religião católica] [Religião católica] Oração por um óbito (ex.: missa de acção de graças e sufrágio pelos mortos da Força Aérea).


sufrágio directo

O que conduz à eleição imediata.

sufrágio indirecto

O que elege delegados que procedem à eleição directa.

sufrágio universal

Votação em que todos os cidadãos com capacidade legal podem exercer o direito de voto.

etimologiaOrigem etimológica:latim suffragium, -ii.

sufrágiosufrágio

Auxiliares de tradução

Traduzir "sufrágio" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.



Qual a forma correcta de colocar a frase: informamos que o seu cheque nos foi devolvido ou informamos que o seu cheque foi-nos devolvido.
Das construções frásicas que refere, a mais correcta é a que usa a próclise, isto é, a que apresenta o clítico antes da flexão do verbo ser (informamos que o seu cheque nos foi devolvido), visto que existe nesta frase uma conjunção subordinativa completiva (a conjunção que), responsável pela atracção do clítico para antes da locução verbal.