Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

substrato

substratosubstrato | n. m. | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

subs·tra·to subs·tra·to


(latim substratus, -a, -um, particípio passado de substerno, -ere, estender, deitar, submeter, espalhar)
nome masculino

1. Estrato que está por baixo; camada inferior.

2. O que fica depois de uma preparação ou transformação. = RESÍDUO, RESTO

3. [Ecologia]   [Ecologia]  Superfície, sedimento, base ou meio onde se desenvolvem organismos vivos (ex.: substrato marinho).

4. [Filosofia]   [Filosofia]  O que forma a parte essencial do ser, em que repousam as qualidades.

5. [Geologia]   [Geologia]  Elemento que suporta uma camada geológica.

6. [Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Língua falada em determinada região e que é assimilada por outra que é geralmente imposta por um conquistador, na qual deixa marcas. [Confrontar: adstrato, superstrato.]

adjectivo
adjetivo

7. Que age ou está no interior. = ÍNTIMO

Confrontar: adstrato, superstrato.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "substrato" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Dúvidas linguísticas


Não sei como acrescentar palavras neste dicionário de vocês, por isso envio-lhes este email sobre malgrado: neste saite surge mal-grado; no Aurélio consta: malgrado, prep, Apesar de, não obstante.
Antes da entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, a grafia mal-grado era a forma consagrada na lexicografia portuguesa, constituindo uma diferença relativamente à lexicografia brasileira. Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico, essa diferença foi anulada, passando malgrado a ser a ortografia comum a ambas as normas do português.

Note-se que o registo da forma hifenizada nos dicionários portugueses decorria apenas de uma tradição lexicográfica e não do estipulado no Acordo Ortográfico de 1945, uma vez que este especifica que os compostos formados pelo prefixo mal- apenas se hifenizam quando o segundo elemento começa por vogal ou pela letra h.




Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.
pub

Palavra do dia

a·pi·ná·ri·o a·pi·ná·ri·o


(latim apinarius, -ii, bobo, comediante, farsista)
nome masculino

[Teatro]   [Teatro]  Comediante que, entre os romanos, representava as sátiras.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/substrato [consultado em 27-03-2023]