Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

solução

soluçãosolução | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

so·lu·ção so·lu·ção


(latim solutio, -onis)
nome feminino

1. Acto ou efeito de solver.

2. Resolução de uma dificuldade, de um problema, etc. (ex.: uma solução de compromisso satisfaz as duas partes).

3. Resposta certa para uma questão ou um problema (ex.: no fim do livro estão as soluções dos problemas).

4. Aquilo que termina ou encerra um assunto ou uma situação. = CONCLUSÃO, DESFECHO, DESENLACE, TERMO

5. Pagamento definitivo.

6. [Física, Química]   [Física, Química]  Operação pela qual um sólido ou um fluido se dissolve num líquido.

7. [Física, Química]   [Física, Química]  Líquido que contém um corpo em dissolução.

8. [Matemática]   [Matemática]  Resultado de uma equação ou de um problema.


solução de continuidade
Separação de um todo ou interrupção de uma continuidade (ex.: foi criado um conjunto de incentivos para evitar soluções de continuidade que prejudiquem o sector secundário). = CORTE, DESCONTINUIDADE

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "solução" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

design, prova disso é o novo Plano de Manutenção Ouro Flex, solução capaz de se adaptar à operação, independentemente do tamanho da frota, da rota ou...

Em www.caminhoes-e-carretas.com

...as lágrimas, esforço, tanto caminho dissecado, e bermas repletas de experiências, a vontade, a solução para a morte, um passo maior que o desejo, sexo suave, com dedos entrelaçados,..

Em Inatingivel

Ainda à procura de uma solução para o seu futuro, Gabriel terá sido oferecido ao Nápoles..

Em Fora-de-jogo

Essa solução inovadora chega ao mercado para aprimorar o manejo de pragas e doenças na lavoura...

Em Caderno B

...a registar com este serviço “um crescimento acentuado junto dos portugueses, apresentando-se como uma solução muito competitiva no que respeita às suas comunicações móveis”, reforça António Arnaut, Country Manager...

Em www.appsdoandroid.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Escreve-se irei referir ou referirei ? Qual das formas é a mais correcta?
As duas expressões são correctas e equivalentes. A primeira (irei referir) corresponde a uma forma perifrástica, formada pelo futuro do verbo ir, aqui utilizado como auxiliar, seguido do verbo principal referir no infinitivo; paralelamente, é ainda usado no mesmo contexto a perifrástica com o verbo auxiliar ir no presente do indicativo, seguido de infinitivo (ex.: vou referir). A segunda expressão corresponde à forma do futuro simples do indicativo (referirei). A escolha entre estas duas maneiras de exprimir o tempo futuro depende do falante, mas o uso da perifrástica é usualmente preferido no discurso oral, enquanto o uso do futuro simples ocorre essencialmente no discurso escrito.



Em pesquisa no Dicionário Priberam sobre a palavra "transsexualidade" reparei que me é sugerida a forma "transexualidade" e reparei que pode haver sugestão de inclusão de palavra que não conste no dicionário. Venho então sugerir, e questionar sobre o uso correto da palavra, que transsexualidade e seus derivados sejam incluídos neste dicionário. Já encontrei diversas vezes uso de transsexualidade, inclusive no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora (2004), que indica as duas palavras como corretas, seja "transexualidade", seja "transsexualidade". Com efeito, toda a vida tenho ouvido a palavra como /trâns-sèxuál/ e são raras as vezes que oiço /trâncèxuál/. Daí acreditar que a forma correta de se escrever a palavra, ou pelo menos aceitável, é a de a escrever com dois esses. Se eu escrever a palavra com um esse soa-me mal, pois eu não a pronuncio dessa forma. Poderão ajudar-me com esta questão? E será possível a inclusão de "transsexual"?
A palavra transexual (e os seus derivados, como transexualidade, transexualismo, etc.) deverá ser escrita apenas com um , uma vez que em português o esse dobrado () representa o som [s] apenas em contextos intervocálicos (ex.: assar, isso, promessa, russo), e nunca em início de palavra ou depois de consoante. Esta reflexão aplica-se igualmente a outras palavras com o mesmo contexto, formadas com o prefixo trans- e uma palavra começada por (e seus derivados), que dever ser grafadas apenas com um (ex.: transecular, transiberiano, transubstanciar).

Sobre este assunto também se pronuncia Rebelo Gonçalves, no seu Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa (Coimbra: Atlântida, 1947, p. 75, OBS. 3.ª), uma das obras de referência maiores para a lexicografia portuguesa: "Não podendo haver a consoante dobrada ss, assim como a consoante dobrada rr, senão em posição intervocálica, o s do prefixo trans- é eliminado quando se segue um elemento começado por s: transecular, transiberiano, transubstanciação, transudar". O Acordo Ortográfico de 1990 não altera nada na grafia destas palavras.

Em relação à pronúncia desta palavra (e das outras que se encontram no mesmo contexto), é recomendada a pronúncia tran[s]exual e não tran[ch]exual ou tran[chs]exual, em especial em situações formais ou em que se pretenda uma pronúncia irrepreensível. São estas as recomendações de ortoépia das obras que apresentam transcrição fonética ou indicações de pronúncia. No entanto, ao contrário da ortografia, em que as regras são convenções rígidas, não há critérios rigorosos de correcção linguística no que diz respeito à pronúncia, desde que certas relações entre ortografia e fonética sejam respeitadas.

pub

Palavra do dia

der·móp·te·ro der·móp·te·ro


(dermo- + -ptero)
adjectivo
adjetivo

1. [Zoologia]   [Zoologia]  Relativo aos dermópteros.

nome masculino

2. [Zoologia]   [Zoologia]  Espécime dos dermópteros.


dermópteros
nome masculino plural

3. [Zoologia]   [Zoologia]  Ordem de mamíferos insectívoros, cujos membros estão unidos por uma prega de pele que lhes permite planar.

Confrontar: dermáptero.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/solu%C3%A7%C3%A3o [consultado em 05-08-2021]