PT
BR
Pesquisar
Definições



sobressalto

A forma sobressaltopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de sobressaltarsobressaltar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sobressaltosobressalto
( so·bres·sal·to

so·bres·sal·to

)


nome masculino

1. Assalto repentino, acometimento imprevisto.

2. Surpresa, traição.

3. [Figurado] [Figurado] Susto, pavor (causado pelo que é repentino ou inesperado).

4. Enleio, prazer (em que há espanto).

5. Desordem, confusão.

6. Perturbação (física ou moral).


de sobressalto

De improviso, repentinamente.

em sobressalto

Sobressaltado, com susto ou pavor.

sobressaltarsobressaltar
( so·bres·sal·tar

so·bres·sal·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Saltar sobre.

2. Assaltar; surpreender; assustar.

3. Passar em claro; omitir.

4. Preterir; transpor; passar além de.


verbo pronominal

5. Assustar-se; estremecer de susto.

Auxiliares de tradução

Traduzir "sobressalto" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




3ª ou 3.ª? Pergunto isto porque me lembro de uma vez ter lido que 23o significa 23 graus e 23.º vigésimo terceiro.
Nenhuma das opções pode ser considerada errada, uma vez que não há nada no Acordo Ortográfico (nem de 1945, nem de 1990) que se pronuncie sobre este facto. O texto legal do Acordo Ortográfico usa sistematicamente os numerais ordinais com ponto antes da letra que indica o género do numeral, o que pode tornar preferencial a opção 3.ª, em detrimento de , mas não torna esta segunda opção errada. É um facto que 23º será ambíguo (vinte e três graus/vigésimo terceiro) e que 23.º o desambigua, mas há mais ambiguidades na língua e não é uma ambiguidade que torna um enunciado errado.