PT
BR
Pesquisar
Definições



sobreaquecimento

A forma sobreaquecimentopode ser [derivação masculino singular de sobreaquecersobreaquecer] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sobreaquecimentosobreaquecimento
|què| |què|
( so·bre·a·que·ci·men·to

so·bre·a·que·ci·men·to

)


nome masculino

1. Acção de sobreaquecer.

2. Estado instável de um corpo cuja temperatura é superior à temperatura de equilíbrio correspondente ao seu estado físico.

3. Estado de um líquido cuja temperatura é superior ao seu ponto de ebulição.

4. Aquecimento exagerado de um metal ou de uma liga, mas sem fusão.

5. Estado de uma economia nacional em expansão ameaçada de inflação.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: SUPERAQUECIMENTO

etimologiaOrigem etimológica:sobre- + aquecimento.

sobreaquecersobreaquecer
|quècê| |quècê|
( so·bre·a·que·cer

so·bre·a·que·cer

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Aquecer em excesso.

2. Levar um líquido a uma temperatura superior ao seu ponto de ebulição sem que tome o estado gasoso.

3. Levar um metal a uma temperatura muito elevada, que lhe altera as características mecânicas.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: SUPERAQUECER

etimologiaOrigem etimológica:sobre- + aquecer.

sobreaquecimentosobreaquecimento

Auxiliares de tradução

Traduzir "sobreaquecimento" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Penso que há um erro no vosso conjugador quando consultamos o verbo ruir (presente do indicativo), quando confrontado com outro conjugador.
É muito frequente não haver consenso quanto à defectividade de um verbo e o caso do verbo ruir é paradigmático, divergindo as fontes de referência.

Das obras consultadas, o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses (Lisboa: Texto Editores, 2007), o Dicionário Houaiss Eletrônico ([CD_ROM] versão 3.0, Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss / Objetiva, 2009), o Dicionário Aurélio ([CD_ROM] versão 6.0, Curitiba: Positivo Informática, 2009) e o Dicionário Houaiss de verbos da Língua Portuguesa (Rio de Janeiro: Objetiva, 2003) consideram este verbo como defectivo, isto é, não apresentam todas as formas do paradigma de conjugação a que o verbo pertence (neste caso, as formas da primeira pessoa do presente do indicativo, todo o presente do conjuntivo e as formas do imperativo que deste derivam).

O Dicionário de Verbos e Regimes, de Francisco FERNANDES (44.ª ed., São Paulo: Ed. Globo, 2001) cita Ernesto Ribeiro, que considera este verbo geralmente defectivo nas formas homófonas com formas do verbo roer, e as outras formas pouco usadas.

 A Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso CUNHA e Lindley CINTRA (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998) refere (p. 420), por outro lado, que o verbo ruir se conjuga pelo modelo regular de influir. É esta também a opção do Dicionário de Verbos Portugueses, da Porto Editora (Porto: Porto Editora, 1996).

Da informação acima apresentada se pode concluir que uma resposta peremptória a este tipo de questões é impossível e mesmo inadequada, estando a opção do Conjugador do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa justificada e secundada por sólidas referências. No entanto, qualquer verbo considerado defectivo pode ser hipoteticamente conjugado em todas as pessoas, pelo que as formas eu ruo ou que ele rua são possíveis.




Gostaria de saber se é correto pronunciar o -x- da palavra sexta-feira, ou será se[s]ta-feira?
A palavra sexta-feira tem pronúncias diferentes no português europeu e no português do Brasil. Assim, no português europeu, o -x- de sexta é geralmente pronunciado como o -ch- de chá); no português do Brasil, a pronúncia mais usual desse -x- é como o s- de saco.