Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
1ª pess. sing. pres. conj. de silvarsilvar
3ª pess. sing. imp. de silvarsilvar
3ª pess. sing. pres. conj. de silvarsilvar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sil·var sil·var - ConjugarConjugar
(latim sibilo, -are, assobiar)
verbo intransitivo

Assoprar produzindo um som agudo prolongado. = ASSOBIAR, SIBILAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "silve" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Gostaria de auxílio quanto ao uso correto do verbo assistir. Por exemplo, a frase assistir ao filme está correta ou devo dizer assistir o filme. Assistir ao doente ou assistir o doente?
De acordo com os dicionários e gramáticas de língua portuguesa, o verbo assistir, na acepção “ser espectador”, é usado como transitivo indirecto, isto é, selecciona objectos indirectos regidos pela preposição a. Assim sendo, a frase assistir ao filme é considerada a mais correcta. No português do Brasil, é possível encontrar usos deste verbo, neste sentido, como transitivo directo, pelo que a frase assistir o filme é muito frequente, apesar de não ser considerada preferencial por dicionários e gramáticas.

Na acepção “prestar auxílio médico”, o verbo assistir não se usa com a preposição a, visto que apenas selecciona objectos directos não regidos por preposição, daí que a frase correcta seja, neste caso, assistir o doente.




Gostaria de saber a diferença entre as palavras "redonda" e "redondo" e na frase " a cerveja que desce redondo".
Na frase que refere, a palavra redondo é usada como advérbio e não como adjectivo.

Este uso adverbial do vocábulo redondo encontra-se registado no Dicionário Priberam, no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa e no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que o registam como sinónimo do advérbio redondamente, na acepção “de modo completo ou por inteiro”, sendo especialmente usado em coocorrência com o verbo cair (ex.: elas caíram redondo no chão, mas não se magoaram). Sendo advérbio, e tal como se pode verificar pelo exemplo, não flexiona nem em género nem em número. É provável que na frase a cerveja que desce redondo se pretenda estabelecer uma analogia entre o modo como “se cai redondo” e o modo como a cerveja “desce redondo”.

O uso adverbial de adjectivos é relativamente comum na língua portuguesa, sendo exemplo disso as palavras claro (ex.: o primeiro-ministro falou claro), directo (ex.: ela foi directo para Amesterdão), rápido (ex.: eles chegaram rápido a Lisboa) ou raro (ex.: a neve cai raro nesta cidade).

pub

Palavra do dia

qua·dri·a·la·do qua·dri·a·la·do
(quadri- + alado)
adjectivo
adjetivo

Que tem quatro asas (ex.: insecto quadrialado).

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/silve [consultado em 09-07-2020]