Significado de servis-no-lo

    A forma servis-no-lopode ser [masculino e feminino plural de servilservil] ou [segunda pessoa plural do presente do indicativo de servirservir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    servirservir
    ( ser·vir

    ser·vir

    )
    Conjugação:irregular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Ser criado de.

    2. Ser útil ou prestável a.

    3. Aviar.

    4. Fornecer.

    5. Pôr na mesa (refeição ou tempero).

    6. Ministrar (comida, bebida, etc.).

    7. Cuidar de.

    8. Empregar; usar.

    9. Auxiliar; favorecer; ajudar.

    verbo intransitivo

    10. Desempenhar quaisquer funções.

    11. Viver na dependência de alguém.

    12. Viver ou trabalhar como servo.

    13. Ser útil, vantajoso.

    14. Ser favorável.

    15. Dar serventia.

    16. Fazer as vezes de.

    17. Causar.

    18. [Desporto] [Esporte] Colocar a bola em jogo, lançando-a por cima da rede para o campo do adversário em jogos como o ténis ou o voleibol. = BOLAR

    verbo pronominal

    19. Dignar-se.

    20. Aproveitar-se.

    21. Utilizar-se de uma iguaria, à mesa.

    etimologiaOrigem:latim servio, -ire, ser escravo.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: servil.
    servilservil
    ( ser·vil

    ser·vil

    )

    adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

    1. Relativo a servo ou próprio dele (ex.: condição servil; trabalho servil).

    2. Que é muito condescendente ou obediente em relação às ações ou ideias de outrem (ex.: obediência servil). = OBNÓXIO, SUBMISSO, SUBSERVIENTEINSUBMISSO

    3. Que segue ou copia um modelo ou uma obra (ex.: adaptação servil; imitação servil).ORIGINAL

    4. Que elogia ou quer agradar de forma interesseira (ex.: atitude servil). = ADULADOR, BAJULADOR

    5. Que não tem dignidade ou nobreza de caráter. = BAIXO, IGNÓBIL, TORPE, VILDIGNO, NOBRE

    etimologiaOrigem:latim servilis, -e, relativo a escravo.
    vistoPlural: servis.
    iconPlural: servis.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: servir.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "servis-no-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Que abona; que serve para abonar....


    adulativo | adj.

    Que serve para adular ou que envolve adulação....


    aerífero | adj.

    Que conduz ar para o interior ou que contém ar (ex.: parênquima aerífero)....


    Da aleluia ou referente a aleluia....


    ancilar | adj. 2 g.

    Relativo a ancila ou a serva....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "servis-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase O pão foi comido, a palavra comido é uma forma verbal ou um adjectivo?


      Tenho dúvida em diferenciar "Termo da Oração" e "Função Sintática". Numa mesma página dum livro de Gramática, vi três definições de Sujeito: 1) Sujeito É o TERMO DA ORAÇÃO que concorda em número e pessoa com o verbo; 2) Sujeito é, portanto, o NOME de uma FUNÇÃO SINTÁTICA (...); 3) Sob a ótica da Morfossintaxe, Sujeito é NOME de uma função substantiva (...). Entendo que "termo" seja sinônimo de "vocábulo", logo Termo da Oração deveria ser um "pedaço" da oração composto por uma ou mais palavras, vocábulos. E a Função Sintática deveria ser o papel exercido por essa(s) palavra(s) ("termo da oração") na frase. Exemplificando: "A Gramática é confusa." Penso que morfologicamente, "A" é um artigo, "Gramática", um substantivo e o termo desta oração "A Gramática" possui um papel na frase, isto é, uma Função Sintática a qual denomino Sujeito (por "A Gramática" concordar em número e pessoa com o verbo). Pareço estar totalmente de acordo com a definição 2 e parcialmente com a definição 1. Logo, a definição 1 estaria errada, pois estaríamos chamando de Sujeito um conjunto de PALAVRAS e não a função (sintática) que essas palavras exercem, o que acho estranho, pois é de se esperar que não haja um erro como esse num livro de língua portuguesa. A definição 3 parece a mim mais compreensível, no entanto não compreendo o que é a Morfossintaxe. Enfim, gostaria do CONCEITO de "Termo da Oração", de "Função Sintática" - uma vez que não encontro em livros - e de "Morfossinxtaxe, e de que me corrigissem em algo que tenha errado.