Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

sereia

sereiasereia | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

se·rei·a se·rei·a


(latim sirena, -ae)
nome feminino

1. [Mitologia]   [Mitologia]  Monstro fabuloso, metade mulher e metade peixe ou ave, que, pela suavidade do seu canto, atraía os navegantes para os rochedos.

2. [Figurado]   [Figurado]  Mulher sedutora.

3. Mulher que canta melodiosamente.

4. [Figurado]   [Figurado]  Instrumento de acústica que indica o número de vibrações de cada som.

5. O mesmo que sirene.

6. [Zoologia]   [Zoologia]  Género de répteis.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "sereia" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Se digo "o formando", quando designo um indivíduo que está em processo de formação, poderei dizer "o associando" para designar um indivíduo que está em processo de adesão a uma associação?
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dicionário consultado, a palavra associando encontra-se bem formada, com a junção do sufixo -ando ao verbo associar. Este sufixo é produtivo em português na formação de substantivos que designam pessoas que estão em determinado processo (ex.: educando = pessoa no processo de se educar; formando = pessoa no processo de se formar), pelo que não se pode apontar nenhuma incorrecção à palavra associando para designar a pessoa no processo de se associar (ex.: o associando aguarda a conclusão do processo de candidatura).



O feminino de beirão é beirã ou é beiroa? Não encontro literatura que legitime o termo beirã, embora seja o mais usado pelos falantes.
O Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, e a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, registam como feminino de beirão apenas a forma beiroa. No entanto, alguns dicionários de português mais recentes, como o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (DLPC), da Academia das Ciências, e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, registam dois femininos (beirã e beiroa), apesar de tradicionalmente se aceitar apenas beiroa como feminino de beirão. O DLPC regista numa das acepções do adjectivo uma abonação para a forma beirã, da autoria de Mário Braga, datada de 1957, o que permite concluir que o uso dessa forma não é fenómeno muito recente.
pub

Palavra do dia

a·za·bum·bar a·za·bum·bar

- ConjugarConjugar

(a- + zabumba + -ar)
verbo intransitivo

1. Tocar zabumba ou tambor. = ZABUMBAR

2. Perder a capacidade de falar ou de responder. = ATRAPALHAR-SE, EMBATOCAR, EMBATUCAR, PASMAR

verbo transitivo

3. Bater como em zabumba.

4. Causar perturbação dos sentidos. = ATORDOAR, ATURDIR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/sereia [consultado em 27-02-2021]