Significado de ser-lhas-ias

    A forma ser-lhas-iaspode ser [infinitivo de serser], [masculino singular de serser], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de serser] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de serser].

    verbo copulativo

    verbo transitivo

    verbo intransitivo

    verbo auxiliar

    nome masculino


    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "ser-lhas-ias" para: Espanhol Francês Inglês

    Parecidas

    Esta palavra no dicionário

    abalizado | adj.

    De grande competência (ex.: ele é um técnico abalizado)....


    aberto | adj.

    Que não tem cobertura....


    abiótico | adj.

    Diz-se da zona ou dos lugares onde a vida animal ou vegetal não é possível, ou fica, pelo menos, atrofiada....


    adelfo | adj.

    Que tem os estames dos filetes ligados entre si....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "ser-lhas-ias" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Pretendo saber como se lê a palavra ridículo. Há quem diga que se lê da forma que se escreve e há quem diga que se lê redículo. Assim como as palavras ministro e vizinho, onde também tenho a mesma dúvida.


      Depois de ter consultado várias gramáticas, prontuários e dicionários, não consigo tirar duas dúvidas de conjugações verbais:
      1ª - Está correcto escrever-se "Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante."?
      2ª - Está correcto escrever-se "Eles representam diversas correntes de opinião e devem exprimirem-se com liberdade."?
      Não me soa bem e como vem escrito num local que eu pensava estar acima de qualquer suspeita, precisava "desesperadamente"; que me tirassem estas duas dúvidas.