PT
BR
Pesquisar
Definições



sequoia

Será que queria dizer sequóia?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sequóiasequoiasequóiasequoia
|ói| |ói| |ói| |ói|
( se·quói·a se·quoi·a

se·quói·a

se·quoi·a

)
Imagem

BotânicaBotânica

Conífera da Califórnia que pode atingir 140 metros de altura e viver mais de 2 000 anos.


nome feminino

[Botânica] [Botânica] Conífera da Califórnia que pode atingir 140 metros de altura e viver mais de 2 000 anos.Imagem = WELLINGTÓNIA

etimologiaOrigem etimológica: [George Gist] Sequoyah, antropónimo [índio americano criador do alfabeto cherokee].
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: sequoia.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: sequóia.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:sequoia.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: sequóia.
sequoiasequoia

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Os nomes Carina e Marina como devem ser lidos e porquê? O primeiro a deve ser aberto ou fechado?
Carina e Marina são duas palavras graves, isto é, com acento de intensidade na penúltima sílaba (Carina, Marina).

No português europeu, como regra geral (com muitas excepções), as vogais que não pertencem a uma sílaba tónica são elevadas. Por exemplo, no caso da vogal o nas palavras dobra e dobrar, o som ó [vogal mais baixa] da palavra dobra (com acento tónico em do) passa a pronunciar-se u [vogal mais alta] em dobrar pois a sílaba tónica passou a ser a última dobrar.

Por esta ordem de ideias, o mais natural é que o primeiro a de Carina e Marina seja pronunciado como vogal central semifechada (a mesma que se pode encontrar em cama) e não como vogal central aberta (a que se pode encontrar em pá). No entanto, e especialmente no caso de Carina, é muito frequente a pronúncia como vogal aberta. Esta pronúncia não pode, no entanto, ser considerada incorrecta, pois corresponde apenas a uma alternância vocálica entre uma vogal aberta e uma vogal semifechada.




Agradeço, se possível, que me esclareçam sobre o significado e origem da palavra "sôbolos", agora tão em voga pelo lançamento da última obra do escritor Lobo Antunes e tão conhecida na expressão primeira de Camões.
A palavra sôbolos corresponde à flexão do masculino plural de sôbolo. Esta é uma forma do português antigo, contracção da preposição sobre com artigo definido antigo lo e pode ter as flexões sôbola, sôbolos, sôbolas, equivalentes, respectivamente, a sobre a, sobre os, sobre as.

É de referir que a recente obra de António Lobo Antunes (Sôbolos Rios Que Vão) retoma o primeiro verso de uma redondilha de Camões que, em algumas edições com actualização gráfica, é por vezes transcrito "Sobre os rios que vão".