PT
BR
Pesquisar
Definições



semelhantemente

A forma semelhantementepode ser [derivação de semelhantesemelhante] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
semelhantementesemelhantemente
( se·me·lhan·te·men·te

se·me·lhan·te·men·te

)


advérbio

De modo semelhante.

etimologiaOrigem etimológica: semelhante + -mente.
semelhantesemelhante
( se·me·lhan·te

se·me·lhan·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que tem semelhança com outrem ou outra coisa.

2. Parecido; análogo; idêntico.

3. Igual, da mesma natureza, da mesma qualidade.

4. [Matemática] [Matemática] Diz-se de duas figuras cujos ângulos são iguais e os lados correspondentes proporcionais.


pronome demonstrativo

5. Usa-se para designar algo ou alguém parecido ou que apresenta características comuns com outro (ex.: nunca vi semelhante figura; semelhantes ideias só podem vir dele). = TAL


nome masculino

6. Ser ou coisa considerado em relação aos outros seres ou às outras coisas da mesma espécie.

7. Pessoa que pertence ao conjunto de todos os humanos, considerados semelhantes. = PRÓXIMO


semelhante a

Igual, idêntico, comparável a.

etimologiaOrigem etimológica: latim *similians, -antis, particípio presente de *similio, -are, alteração de similo, -are, ser parecido.
semelhantementesemelhantemente

Auxiliares de tradução

Traduzir "semelhantemente" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).




Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).