Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

seixa

seixaseixa | n. f.
seixaseixa | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sei·xa |ch|sei·xa |ch|2


(origem obscura)
nome feminino

[Zoologia]   [Zoologia]  Pequeno antílope africano. = SEXA


sei·xa |ch|sei·xa |ch|1


(origem obscura)
nome feminino

1. Cobertura da cabeça entre os Turcos.

2. [Encadernação]   [Encadernação]  Cada uma das partes da encadernação que sobressaem e correspondem à distância entre a capa e o tamanho das folhas do livro (ex.: uma seixa de 4 mm à volta da cabeça, do pé e da dianteira do corpo do livro).Ver imagem

3. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Espécie de pombo bravo.

4. [Zoologia]   [Zoologia]  Variedade de caranguejo.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

do Cruzeiro Seixa s

Em Geopedrados

Elas tratam das incríveis historietas decorrentes da frenética vida pessoal de “o professor Seixa ”..

Em A Quinta Lusitana

...Além de Teresa Armada Brás participaram no trabalho os investigadores da FCT NOVA Júlia Seixa e Nuno Carvalhais, e o investigador Jonas Jägermey..

Em Tupiniquim

...um passado significativo como atleta do Benfica, garantindo mística e cultura de vitória no Seixa l..

Em Blog GeraçãoBenfica

...esse beijo desse sev tempo a promessa e no sev alento a lento de seixa levar pelo ser inteiro navegam os adejos desses almejados merloes

Em Tears of Heaven
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual o feminino de luarento?
O adjectivo luarento é regular, pelo que o feminino se forma retirando o morfema -o do masculino e acrescentando o morfema -a do feminino (ex.: noite luarenta).



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).

pub

Palavra do dia

ge·lo·to·lo·gi·a ge·lo·to·lo·gi·a


(grego gélôs, -ôtos, riso + -logia)
nome feminino

Estudo fisiológico do riso.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/seixa [consultado em 18-01-2022]