Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
Palavra não encontrada. Sugerir a inclusão no dicionário da palavra pesquisada.
pub

Dúvidas linguísticas


A minha dúvida é: geladaria ou gelataria? Qual das versões está mais correcta?
As palavras geladaria e gelataria designam o estabelecimento onde se fabricam ou vendem gelados. A variante geladaria deriva da afixação do sufixo -aria ao substantivo gelado, enquanto a variante gelataria deriva da aposição do mesmo sufixo ao italianismo gelato, que significa “gelado”, havendo autores que consideram esta última forma como menos preferencial, visto ser derivada por sufixação de um estrangeirismo.



Na frase " Os piratas consideravam os portugueses uma gente primitiva", sintaticamente "uma gente primitiva" é o quê?
O sintagma uma gente primitiva, na frase Os piratas consideravam os portugueses uma gente primitiva, desempenha a função de predicativo do complemento directo, uma vez que está a predicar ou caracterizar o complemento directo os portugueses. O verbo considerar enquadra-se num grupo de verbos transitivos directos predicativos, que inclui outros verbos como achar, aclamar, chamar, eleger, indigitar, julgar, nomear, proclamar ou tratar. Estes verbos seleccionam obrigatoriamente (pelo menos em alguma acepção) um complemento directo e um predicativo do complemento directo, que concorda com o complemento directo (ex.: os piratas consideravam os portugueses primitivos; os piratas consideravam as portuguesas primitivas). Relativamente a alguns destes verbos, nomeadamente aqueles que implicam juízos de valor, como achar, considerar ou julgar, o conjunto constituído pelo complemento directo e pelo predicativo do complemento directo pode ser testado utilizando uma frase subordinada completiva finita, construída com o verbo ser (ex.: os piratas consideravam que os portugueses eram uma gente primitiva).

Palavra do dia

zi·go·fi·lo zi·go·fi·lo
(grego zugón, -ou, jugo, fiel da balança, par, parelha + -filo)
substantivo masculino

[Botânica]   [Botânica]  Designação dada a várias plantas do género Zygophyllum, da família das zigofiláceas, algumas delas com uso vermífugo.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/see%20saw [consultado em 27-05-2020]