Significado de sede-vo-las

    A forma sede-vo-laspode ser [feminino singular de sedesede], [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de sedarsedar], [segunda pessoa plural do imperativo de serser], [terceira pessoa singular do imperativo de sedarsedar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de sedarsedar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    sedar1sedar1
    ( se·dar

    se·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Tornar mais calmo. = ACALMAR, MODERAR

    2. Administrar calmante ou sedativo a (ex.: sedar o paciente).

    etimologiaOrigem:latim sedo, -are, fazer assentar, fazer voltar ao estado anterior, fazer cessar, acalmar, amainar.

    Secção de palavras relacionadas

    sede1sede1
    |é| |é|
    ( se·de

    se·de

    )

    nome feminino

    1. Lugar em que alguém se pode sentar. = ASSENTO

    2. Assento de pedra no vão das janelas antigas.

    3. Capital de diocese.

    4. [Religião] [Religião] Jurisdição episcopal. = SÉ

    5. Lugar onde se concentra o poder ou a administração (ex.: sede de concelho).

    6. Lugar onde uma empresa ou sociedade tem o seu estabelecimento principal ou a sua maior atividade.

    7. Ponto ou lugar onde se concentram certos factos ou fenómenos ou onde um acontecimento se realiza.

    8. Lugar de análise, discussão ou avaliação de algo.


    em sede de

    •No âmbito de ou na condição de (ex.: o contrato encontra-se em sede de apreciação pelo Tribunal Arbitral; estes rendimentos devem ser declarados em sede de IRS).

    etimologiaOrigem:latim sedes, -is, assento, morada, centro, fundamento, lugar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: seda.
    sedar2sedar2
    ( se·dar

    se·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    O mesmo que assedar.

    etimologiaOrigem:seda + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    sede2sede2
    |ê| |ê|
    ( se·de

    se·de

    )

    nome feminino

    1. Necessidade ou vontade de beber.

    2. Falta de humidade ou de água. = SECURA

    3. [Figurado] [Figurado] Desejo ardente.

    4. Desejo de obter bens ou poder. = AVIDEZ, COBIÇA

    etimologiaOrigem:latim sitis, -is.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: seda.
    serser
    |ê| |ê|
    Conjugação:irregular.
    Particípio:regular.

    verbo copulativo

    1. Serve para ligar o sujeito ao predicado, por vezes sem significado pleno ou preciso (ex.: o dicionário é útil).

    2. Corresponder a determinada identificação ou qualificação (ex.: ele era muito alto; ela é diplomata).

    3. Consistir em.

    4. Apresentar como qualidade ou característica habitual (ex.: ele é de manias; ela não é de fazer essas coisas).

    5. Estar, ficar, tornar-se.

    6. Exprime a realidade.

    7. Acontecer, ocorrer, suceder.

    8. Equivaler a determinado valor, custo ou preço (ex.: este relógio é 60€).

    verbo transitivo

    9. Pertencer a (ex.: o carro é do pai dele).

    10. Ter como proveniência (ex.: o tapete é de Marrocos).

    11. Preferir ou defender (ex.: eu sou pela abolição da pena de morte).

    verbo intransitivo

    12. Exprime a existência.

    13. Acontecer, suceder (ex.: não sei o que seria, se vocês se fossem embora).

    14. Indica o momento, o dia, a estação, o ano, a época (ex.: já é noite; são 18h00).

    verbo auxiliar

    15. Usa-se seguido do particípio passado, para formar a voz passiva (ex.: foram ultrapassados; tinha sido comido; fora pensado; será espalhado; seríamos enganados).

    nome masculino

    16. Aquilo que é, que existe. = ENTE

    17. O ente humano.

    18. Existência, vida.

    19. O organismo, a pessoa física e moral.

    20. Forma, figura.


    a não ser que

    •Seguido de conjuntivo, introduz a condição para que algo se verifique (ex.: o atleta não pretende mudar de clube, a não ser que a proposta seja mesmo muito boa).

    não poder deixar de ser

    •Ser necessário; ter forçosamente de ser.

    não poder ser

    •Não ser possível.

    não ser para graças

    •Não gostar de brincadeiras; ser valente.

    o Ser dos Seres

    •Deus.

    qual é

    • [Brasil, Informal] • [Brasil, Informal] Expressão usada para se dirigir a alguém, geralmente como provocação (ex.: qual é, vai sair da frente ou não?).

    ser alguém

    •Ser pessoa importante e de valia.

    ser com

    •Proteger.

    ser dado a

    •Ter inclinação para.

    ser da gema

    •Ser genuíno.

    ser de crer

    •Ser crível; merecer fé.

    ser humano

    •O homem. = HUMANO

    ser pensante

    •O homem.

    etimologiaOrigem:latim sedeo, -ere, estar sentado.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: cer, sere.
    ícone do dicionárioVer também resposta à dúvida: construções pseudoclivadas.

    Esta palavra no dicionário

    abalizado | adj.

    De grande competência (ex.: ele é um técnico abalizado)....


    aberto | adj.

    Que não tem cobertura....


    abiótico | adj.

    Diz-se da zona ou dos lugares onde a vida animal ou vegetal não é possível, ou fica, pelo menos, atrofiada....


    adelfo | adj.

    Que tem os estames dos filetes ligados entre si....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "sede-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      Encontrei uma resposta que passo a transcrever "Na frase Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante existe uma locução (aquele grupo de jovens) que corresponde a um sujeito da oração subordinada (quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante) com uma estrutura complexa. Nesta locução, o núcleo do sintagma é grupo, e é com este substantivo que deve concordar o verbo encontrar. Desta forma, a frase correcta seria Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontrou perto do restaurante."
      Sendo que a frase em questão foi retirada do Campeonato Nacional de Língua Portuguesa, e a frase completa é "Já passava das duas quando aquele grupo de jovens se encontraram perto da discoteca, aonde o Diogo os aguardava". Segundo a vossa resposta, dever-se-ia ter escrito "(...) aquele grupo de jovens se encontrou (...)". Mas se assim for, também seria de considerar "aonde o Diogo os aguardava", pois se consideramos que o sujeito é singular, não faz sentido dizer "os aguardava", mas sim "o aguardava". No entanto, não podemos considerar que existe concordância atractiva em que "deixamos o verbo no singular quando queremos destacar o conjunto como uma unidade. Levamos o verbo ao plural para evidenciarmos os vários elementos que compõem o todo." (Gramática do Português Contemporâneo Cunha/Cintra)? Agradeço elucidação se mantêm a vossa opinião, tendo a frase completa. Já agora, na frase utiliza-se "aonde Diogo os esperava". Não deveria ser "onde"?