PT
BR
Pesquisar
Definições



sanzala

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sanzalasanzala
( san·za·la

san·za·la

)


nome feminino

1. [Angola] [Angola] [História] [História] Povoação tradicional africana, composta de cubatas (ex.: grande sanzala construída no interior da mata; saiu da sanzala para trabalhar na cidade).

2. [São Tomé e Príncipe] [São Tomé e Príncipe] [História] [História] Conjunto de alojamentos para trabalhadores nas grandes plantações ou propriedades agrícolas (ex.: algumas roças tinham sanzalas para casais).

3. [História] [História] Conjunto de alojamentos destinados aos escravos de uma fazenda ou casa senhorial (ex.: o feitor reuniu os feridos no terreiro da sanzala). = SENZALA

4. [Figurado, Pouco usado] [Figurado, Pouco usado] Barulho, vozearia. = SENZALA

etimologiaOrigem etimológica:quimbundo sanzala, povoação.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.