PT
BR
Pesquisar
Definições



síncope

Será que queria dizer sincope?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
síncopesíncope
( sín·co·pe

sín·co·pe

)


nome feminino

1. [Medicina] [Medicina] Suspensão súbita e momentânea da acção do coração ou interrupção da respiração, das sensações e dos movimentos voluntários.

2. [Por extensão] [Por extensão] Desmaio, desvanecimento, fanico.

3. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Supressão de letra ou letras no meio de uma palavra.

4. [Música] [Música] Nota ou som executado num tempo fraco ou na parte fraca de um tempo e continuado num tempo forte ou na parte forte do mesmo tempo.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: SÍNCOPA

etimologiaOrigem etimológica: grego súgkopê, -ês, fragmentação em pequenas partes.
síncopesíncope

Auxiliares de tradução

Traduzir "síncope" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Deve-se escrever colete em seda vermelha ou colete em seda vermelho?
As duas possibilidades estão correctas; na primeira o adjectivo vermelho qualifica e concorda com o substantivo feminino seda, enquanto na segunda qualifica e concorda com o substantivo masculino colete.



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).