PT
BR
Pesquisar
Definições



rosa-albardeira

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rosa-albardeirarosa-albardeira
|rò| |rò|
( ro·sa·-al·bar·dei·ra

ro·sa·-al·bar·dei·ra

)
Imagem

BotânicaBotânica

Designação comum a várias espécies de plantas do género Paeonia da família das ranunculáceas.


nome feminino

[Botânica] [Botânica] Designação comum a várias espécies de plantas do género Paeonia da família das ranunculáceas.Imagem = PEÓNIA, ROSA-DE-LOBO

vistoPlural: rosas-albardeiras.
etimologiaOrigem etimológica:rosa + albardeira.
iconPlural: rosas-albardeiras.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos.




É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.