PT
BR
Pesquisar
Definições



robalinho

A forma robalinhopode ser [derivação masculino singular de robalorobalo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
robalinhorobalinho
( ro·ba·li·nho

ro·ba·li·nho

)


nome masculino

1. Robalo pequeno. = ROBALETE

2. [Ictiologia] [Ictiologia] Designação comum a vários peixes teleósteos da família dos ciprinídeos, de água doce, muito comuns em Portugal. = ESCALO

etimologiaOrigem etimológica:robalo + -inho.
robalorobalo
( ro·ba·lo

ro·ba·lo

)


nome masculino

[Ictiologia] [Ictiologia] Designação dada a vários peixes perciformes, frequentes na costa portuguesa, de corpo alongado e maxila inferior maior que a superior.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:cardume.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Na frase seguinte, como se escreve: previligia/priviligia/priveligia? "Com uma política comercial que priviligia o bom atendimento"?
A grafia correcta não é nenhuma das apontadas, mas sim privilegia, 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo privilegiar, que deriva do substantivo privilégio.

Poderá esclarecer esta e outras dúvidas ortográficas utilizando o corrector ortográfico do FLiP On-Line.