Significado de repinchem-vo-las

    A forma repinchem-vo-laspode ser [terceira pessoa plural do imperativo de repincharrepinchar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de repincharrepinchar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    repincharrepinchar
    ( re·pin·char

    re·pin·char

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Ressaltar depois de pisado.

    etimologiaOrigem:re- + pinchar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    repinchar | v. intr.

    Ressaltar depois de pisado....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "repinchem-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      Minha dúvida é a seguinte: Quando eu digo que vou emprestar algo (vou-te emprestar minha camiseta, por exemplo), essa frase está errada? E quando digo que vou emprestar algo de alguém (vou emprestar sua camiseta, por exemplo)? Queria saber se ambas as frases estão corretas, se são ambíguas ou algo do gênero ou se o verbo emprestar tem um jeito certo de ser usado.