Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

repatriamento

repatriamentorepatriamento | n. m.
derivação masc. sing. de repatriarrepatriar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

re·pa·tri·a·men·to re·pa·tri·a·men·to


(repatriar + -mento)
nome masculino

Repatriação.


re·pa·tri·ar re·pa·tri·ar

- ConjugarConjugar

(re- + pátria + -ar)
verbo transitivo

1. Fazer regressar à pátria.

verbo pronominal

2. Voltar à pátria.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "repatriamento" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...em transporte de tropas, foi o terceiro e último paquete destinado para proceder ao repatriamento do pessoal do Estado da Índia, que esteve detido, devido à invasão dos territórios...

Em Alberto Helder

...Navegação, arvorado em transporte de tropas, foi o segundo paquete destinado para proceder ao repatriamento do pessoal do Estado da Índia, que esteve detido, devido à invasão dos territórios...

Em Alberto Helder

...arvorado em transporte de tropas, foi um dos três paquetes destinados para proceder ao repatriamento do pessoal do Estado da Índia, que esteve detido, devido à invasão dos territórios...

Em Alberto Helder

Criada por despacho do Ministro do Exército, General Mário José Pereira da Silva, datado de 20 de março de 1962. A Comissão começou a trabalhar nesta mesma data e terminou funções quando chegou a Lisboa, no dia 30 de maio de 1962, o navio “Moçambique”, o último dos três navios que transportaram os militares portugueses…

Em Alberto Helder

As viagens entre os aeroportos de Dabolim (Goa) e de Karachi (Paquistão), distantes entre si 1272 quilómetros, foi feito por 2 aviões DC-6 da empresa parisiense UAT-Union Aeromaritime de Transport, com as matrículas FB-IAO e FB-GSN e com as seguintes equipas: -Trajeto Dabolim/Krachi- 1ª TRIPULAÇÃO Comandante: Davies; Copiloto…

Em Alberto Helder
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual é o superlativo absoluto sintético do adjectivo miúdo?
O adjectivo miúdo admite o superlativo regular miudíssimo e o irregular minutíssimo, derivado do superlativo latino minutissimus, do adjectivo minutus, que está na origem etimológica de miúdo.



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.

pub

Palavra do dia

re·fu·gar re·fu·gar


(latim refugo, -are)
verbo transitivo

1. Pôr de parte. = DESPREZAR, REJEITAR

2. [Brasil]   [Brasil]  Separar, apartar (ex.: refugar o gado).

Confrontar: refogar.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/repatriamento [consultado em 22-01-2022]