PT
BR
Pesquisar
Definições



renrém

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
renrémrenrémrem-rem
( ren·rém

ren·rém

rem·-rem

)


nome masculino

[Brasil: Nordeste] [Brasil: Nordeste] Discussão muito longa.

etimologiaOrigem etimológica:origem onomatopaica.
grafiaGrafia no Brasil:rem-rem.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:rem-rem.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: renrém.
grafiaGrafia em Portugal:renrém.


Dúvidas linguísticas



Qual a etimologia da palavra escolha? E da palavra subalternidade?
A palavra escolha deriva do verbo escolher, que, por sua vez, vem de uma forma latina hipotética *excolligere que significaria “recolher; obter”. A palavra subalternidade deriva de subalterno, por aposição de –idade, sufixo muito produtivo que exprime o conceito de “qualidade, característica”. Assim, subalternidade designa a condição, a qualidade de quem é subalterno.



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.