PT
BR
Pesquisar
Definições



remoamos

A forma remoamospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de remoerremoer] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de remoerremoer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
remoerremoer
|ê| |ê|
( re·mo·er

re·mo·er

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Moer novamente.

2. Mastigar muitas vezes ou mastigar de novo. = REMASTIGAR, RUMINAR

3. Pensar insistentemente em. = COGITAR, RUMINAR

4. Causar aborrecimento. = IMPORTUNAR, MAÇAR


verbo transitivo e pronominal

5. Causar ou sentir sofrimento ou aflição. = AFLIGIR

etimologiaOrigem etimológica:re- + moer.

remoamosremoamos

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Tenho procurado em dicionários, perguntado para professores universitários, e ninguém consegue me dizer o nome dessa letrinha que vemos normalmente em razões sociais de empresas. Gostaria muito de saber. A letra ou símbolo é &. E muito misteriosa, pois todos sabem o que é, e ninguém sabe dizer seu nome e/ou origem.
O sinal gráfico & é frequentemente denominado em português e comercial, pois é usado para representar a conjunção copulativa e. Este sinal tem como origem a conjunção latina et (que quer dizer ‘e’) que se transformou num só símbolo gráfico na estenografia romana.