PT
BR
Pesquisar
Definições



relacionações

A forma relacionaçõespode ser [derivação feminino plural de relacionarrelacionar] ou [feminino plural de relacionaçãorelacionação].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
relacionarrelacionar
( re·la·ci·o·nar

re·la·ci·o·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer uma relação de, meter em lista.

2. Referir; narrar; contar.

3. Estabelecer relação ou analogia entre; comparar.


verbo pronominal

4. Adquirir relações.

5. Entrar na intimidade de.

etimologiaOrigem etimológica:latim relatio, -onis, relação + -ar.
relacionaçãorelacionação
( re·la·ci·o·na·ção

re·la·ci·o·na·ção

)


nome feminino

Acto de relacionar ou de se relacionar.

etimologiaOrigem etimológica:relacionar + -ção.


Dúvidas linguísticas



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).




Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.