PT
BR
Pesquisar
Definições



reflexiono

A forma reflexionoé [primeira pessoa singular do presente do indicativo de reflexionarreflexionar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
reflexionarreflexionar
|cs| ou |ss| |cs| ou |ss|
( re·fle·xi·o·nar

re·fle·xi·o·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Fazer reflexões ou considerações sobre (ex.: o seu livro reflexiona sobre o valor da arquitectura contemporânea; ela tinha de reflexionar muito para tomar uma decisão). = PENSAR, REFLECTIR


verbo transitivo

2. Apreciar o mérito ou o valor de (ex.: reflexionou que o seu trabalho seria útil). = AVALIAR

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: PONDERAR

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio reflexio, -onis, reflexão + -ar.


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Por que a palavra baú recebe o acento agudo no ú?
A palavra baú é acentuada graficamente no u para que não forme ditongo com a vogal que a precede (contrariamente ao que acontece em pau, por exemplo).

De acordo com a base X, n.º 1 do Acordo Ortográfico de 1990, as vogais tónicas i e u das palavras agudas e graves são acentuadas quando precedidas de uma vogal com a qual não formam ditongo e desde que não constituam sílaba com a consoante seguinte, à excepção de s (ex.: Ataíde, baía, baú, graúdo, juízes, miúdo, país). De acordo com o n.º 2 da mesma base, tais vogais não são acentuadas quando precedidas de uma vogal com a qual não formam ditongo mas constituem sílaba com a consoante seguinte (ex.: juiz, Raul) ou então quando são seguidas de nh (ex.: moinho, rainha).