Significado de refega-se-ma

    A forma refega-se-mapode ser [feminino singular de refegarefega], [segunda pessoa singular do imperativo de refegarrefegar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de refegarrefegar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    refegarrefegar
    ( re·fe·gar

    re·fe·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Fazer pregas ou refegos em.

    etimologiaOrigem:refego + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    refegarefega
    |é| |é|
    ( re·fe·ga

    re·fe·ga

    )

    nome feminino

    1. Refrega.

    2. Redemoinho; furacão; pé-de-vento.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    roncha | n. f.

    Vestígio da mordedura do piolho ou do percevejo....


    refego | n. m.

    Prega que se faz numa saia para a tornar mais curta ou para adorno; festo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "refega-se-ma" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Utilizo com frequência o vosso dicionário online; numa das últimas consultas que efectuei, pretendi o significado de colocásia; a informação obtida foi de "planta arácea"; ora ao tentar descobrir o que significa arácea, o dicionário não encontrou a palavra, o que me surpreendeu, pois esta é utilizada para definir a primeira.


      Gostaria de saber porque é que que o verbo miar, e outros que indicam o modo de comunicação de animais irracionais, só se conjuga na 3ª pessoa. E assim sendo, a frase "Quando tu mias assim fico contente" teria um erro ortográfico? Não se pode falar em discurso directo com um animal? Não se pode reproduzir um diálogo (miado) entre gatos, escrevendo "Tu mias muito bem, mas não me alegras".