PT
BR
Pesquisar
Definições



reconduzirdes

A forma reconduzirdespode ser [segunda pessoa plural do futuro do conjuntivo de reconduzirreconduzir] ou [segunda pessoa plural infinitivo flexionado de reconduzirreconduzir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
reconduzirreconduzir
( re·con·du·zir

re·con·du·zir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Conduzir novamente.

2. Acompanhar no regresso.

3. Acompanhar por deferência alguém que se retira.

4. Fazer voltar ao ponto de partida. = DEVOLVER

5. Reeleger ou tornar a nomear.

6. Prolongar um contrato ou uma comissão temporários.

7. [Teatro] [Teatro] Contratar novamente um artista para a época teatral seguinte.

etimologiaOrigem etimológica:re- + conduzir.

Auxiliares de tradução

Traduzir "reconduzirdes" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.




Na frase "São eles os líderes dos pais.", qual é a função sintática de "os líderes dos pais" ?
A frase São eles os líderes dos pais é equivalente à frase Eles são os líderes dos pais, cujos constituintes se encontram na ordem canónica das frases em português (sujeito + verbo + complemento). Considerando a frase canónica (Eles são os líderes dos pais), verifica-se que o sintagma nominal os líderes dos pais desempenha a função sintáctica de predicativo do sujeito, uma vez que está a predicar ou caracterizar o sujeito eles. O verbo ser enquadra-se num grupo de verbos copulativos (ou de ligação), que inclui outros verbos como andar, continuar, estar, ficar, parecer ou permanecer. Estes verbos seleccionam obrigatoriamente (pelo menos em alguma acepção) um predicativo do sujeito, que concorda geralmente em género e número com o sujeito (ex.: ele é o líder; eles são os líderes; ela parece preocupada; eles parecem preocupados).