PT
BR
Pesquisar
Definições



recapacitava

A forma recapacitavapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de recapacitarrecapacitar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de recapacitarrecapacitar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
recapacitarrecapacitar
( re·ca·pa·ci·tar

re·ca·pa·ci·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Voltar a tornar ou a ficar capaz.


verbo intransitivo

2. Pensar com mais madureza, com mais atenção.


verbo transitivo

3. Tornar a capacitar, a persuadir.

etimologiaOrigem etimológica:re- + capacitar.

recapacitavarecapacitava

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.