PT
BR
Pesquisar
Definições



rebelo

A forma rebelopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de rebelarrebelar], [adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rebelo1rebelo1
|bê| |bê|
( re·be·lo

re·be·lo

)


nome masculino

[Botânica] [Botânica] Variedade de manga da Índia.

etimologiaOrigem etimológica:talvez de Rebelo, antropónimo.
rebelo2rebelo2
|bê| |bê|
( re·be·lo

re·be·lo

)
Imagem

NáuticaNáutica

Diz-se de ou barco à vela do rio Douro, com fundo chato e vela quadrangular, sem quilha e de leme comprido e grosso, em forma de pá ou remo.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

[Náutica] [Náutica] Diz-se de ou barco à vela do rio Douro, com fundo chato e vela quadrangular, sem quilha e de leme comprido e grosso, em forma de pá ou remo.Imagem = RABELO

etimologiaOrigem etimológica:alteração de rabelo.
rebelarrebelar
( re·be·lar

re·be·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tornar rebelde. = REVOLTAR


verbo intransitivo e pronominal

2. Tornar-se rebelde. = INSURGIR-SE

etimologiaOrigem etimológica:latim rebello, -are.

Auxiliares de tradução

Traduzir "rebelo" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.