Significado de realoca-se-lhos

    A forma realoca-se-lhospode ser [segunda pessoa singular do imperativo de realocarrealocar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de realocarrealocar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    realocarrealocar
    ( re·a·lo·car

    re·a·lo·car

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Alocar de novo.

    2. Destinar ou reservar para um fim diferente do que estava previsto anteriormente (ex.: realocar investimentos; realocar recursos). = REAFETAR

    etimologiaOrigem:re- + alocar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    realocação | n. f.

    Ato ou efeito de realocar (ex.: realocação de fundos)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "realoca-se-lhos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho dúvidas quanto ao significado do termo "desalargar" dado pelo dicionário. Não sou nenhum especialista na língua portuguesa, mas penso que desalargar não significa "alargar, tornar mais largo". Para mim, faz mais sentido o oposto, até porque o prefixo deste verbo ("des-"), tanto quanto sei, nega o verbo alargar; ou estou enganado?


      Quanto a comparações de inigualdade, ou seja, de superioridade ou de inferioridade, existirá uma regra absoluta para decifrar se se usa que ou do que ou ambas estarão correctas em qualquer expressão dessa estrutura? Para um falante em que o Português não é a primeira língua, seria bastante útil. Incluo as seguintes expressões para vossa análise: 1) O castelo é mais antigo que a igreja. 2) Hoje as laranjas estão menos baratas que as maçãs. 3) Nós compramos mais livros que vendemos. 4) O Paulo é mais grande do que gordo. 5a) O João tem mais de um carro. b) O João tem mais dum carro. c) O João tem mais do que um carro. d) O João tem mais que um carro.