PT
BR
Pesquisar
Definições



reacionarista

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
reaccionaristareacionaristareacionarista
|àç| |àç| |àç|
( re·ac·ci·o·na·ris·ta re·a·ci·o·na·ris·ta

re·a·ci·o·na·ris·ta

)


nome de dois géneros

Designação que os revolucionários ou adeptos de esquerda adoptam para classificar os que contrariam as suas manobras.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: reacionarista.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: reaccionarista.
grafiaGrafia no Brasil:reacionarista.
grafiaGrafia em Portugal:reaccionarista.
reacionaristareacionarista

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).




Agradecia que me esclarecessem em que categoria gramatical podemos classificar a locução à espera e qual a melhor forma de dizer: estou à espera de ti ou estou à tua espera.
A locução à espera tem valor de advérbio (ex.: estou à espera há mais de 20 minutos), pelo que se pode classificá-la como uma locução adverbial.

Em relação à segunda questão, que diz respeito à locução prepositiva à espera de, de acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha (p. 327), existem em português certas locuções prepositivas que permitem a substituição do pronome oblíquo tónico (neste caso, o pronome ti), quando antecedido da preposição de, pelo pronome possessivo correspondente (neste caso, o pronome tua). Assim sendo, ambas as construções devem ser consideradas correctas, à semelhança de casos como em frente de ti / à tua frente, em favor de ti / em teu favor ou à mercê de ti / à tua mercê.