PT
BR
Pesquisar
Definições



reacionários

A forma reacionáriosé [masculino plural de reaccionárioreacionárioreacionário].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
reaccionárioreacionárioreacionário
|àç| |àç| |àç|
( re·ac·ci·o·ná·ri·o re·a·ci·o·ná·ri·o

re·a·ci·o·ná·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo a reacção ou ao reaccionarismo.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. Que ou quem defende a reacção política ou social.

3. Que se opõe aos avanços e transformações sociais ou às tendências revolucionárias.

4. Que ou quem é muito conservador. = RETRÓGRADO

etimologiaOrigem etimológica:francês réactionnaire.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: reacionário.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: reaccionário.
grafiaGrafia no Brasil:reacionário.
grafiaGrafia em Portugal:reaccionário.
reacionáriosreacionários

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).



Qual a frase correcta: Para puderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem? ou Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem?
As formas poderem e puderem são duas formas verbais parónimas com alternância vocálica que correspondem a dois tempos verbais diferentes. Poderem (lê-se /pudêrem/) é a forma da terceira pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para exprimir uma acção ou processo, mas sem expressar o tempo ou o momento específico (ex.: O facto de poderem optar dá-lhes grande liberdade. Enviou uma fotografia para os avós poderem ver a neta). Puderem (lê-se /pudérem/) é a forma da terceira pessoa do plural do futuro do conjuntivo do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para apresentar uma acção futura como possível ou hipotética, geralmente em orações subordinadas (ex.: Eles irão ao cinema se puderem). Tendo em conta o exposto, a frase correcta é Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem.
O corrector sintáctico do FLiP alerta, entre outras coisas, para estas relações de paronímia.