Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

rateamento

rateamentorateamento | n. m.
derivação masc. sing. de ratearratear
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ra·te·a·men·to ra·te·a·men·to


nome masculino

Rateio.


ra·te·ar ra·te·ar

- ConjugarConjugar

(latim ratus, -a, -um, calculado + -ear)
verbo transitivo

Dividir proporcionalmente.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

nas tarifas com esse rateamento ..

Em Jornal O Expresso

cento e setenta e dois mil reais), para rateamento e pagamento de parte do salário de dezembro;;

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...mostra claramente que nem tão cedo o causadministrativo instalado na cidade será resolvido, o rateamento das secretariasé a prova disso..

Em www.holdenarruda.com.br

...claramente que nem tão cedo o caus administrativo instalado na cidade será resolvido, o rateamento das secretarias é a prova disso..

Em arrudaholden.blogspot.com

...cerceamento de meios de diagnóstico e de exames de toda a ordem, atrasos e rateamento em operações e tratamentos pondo em perigo a vida das pessoas etc..

Em lindafigueira-myspace.blogspot.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O verbo intervir conjuga-se da mesma forma que o verbo vir? Sendo assim, qual é o seu particípio passado (caso tenha)?
O verbo intervir conjuga-se como o verbo vir, com a particularidade de se grafar com acento agudo na segunda e terceira pessoas do presente do indicativo (intervéns, intervém); esta particularidade é comum a todos os outros verbos derivados de vir ou do verbo latino venire (são os casos, por exemplo, de advir, avir, convir, desconvir, devir, provir, sobrevir). O particípio passado destes verbos também segue o paradigma de vir/vindo, sendo então intervindo o particípio passado de intervir (ex.: tinha intervindo brilhantemente no debate). Poderá esclarecer esta e outras dúvidas de conjugação seguindo a hiperligação para o verbo intervir no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e clicando em seguida na opção Conjugar que se encontra imediatamente acima da definição do verbo.



Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.

pub

Palavra do dia

sex·tar |eis|sex·tar |ês|


(sexta[-feira] + -ar)
verbo intransitivo

1. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Ser sexta-feira, véspera de fim-de-semana (ex.: já falta pouco para sextar).

2. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Aproveitar a diversão ou o descanso associados a esse período (ex.: bora sextar com a gente; hoje eu vou sextar em casa, e vocês?).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/rateamento [consultado em 27-05-2022]