PT
BR
Pesquisar
Definições



raposeiras

A forma raposeiraspode ser [feminino plural de raposeiraraposeira], [feminino plural de raposeiroraposeiro] ou [masculino e feminino plural topónimo de raposeiraraposeira].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
raposeiroraposeiro
( ra·po·sei·ro

ra·po·sei·ro

)


adjectivoadjetivo

1. Manhoso; finório.


nome masculino

2. O que tem manha.

etimologiaOrigem etimológica:raposa + -eiro.
raposeiraraposeira
( ra·po·sei·ra

ra·po·sei·ra

)


nome feminino

1. Sensação de bem-estar que proporciona o sol brando.

2. Sono folgado e prolongado.

3. Estado de quem está ébrio. = BEBEDEIRA

4. Cova de raposa.

etimologiaOrigem etimológica:raposa + -eira.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber como se deve pronunciar a palavra item: "item" ou "aitem" como tantas vezes se ouve?
O substantivo português item tem origem no advérbio latino item, com o significado "da mesma forma" ou "também" e é usado em enumerações ou listas. Em português, esta palavra pode significar "artigo" ou "uma das partes de algo". Relativamente à pronúncia da parte final da palavra, parece haver alguma oscilação entre uma pronúncia alatinada ['it3m] (em que se lê a consoante m, como em estrangeirismos como modem) e uma pronúncia de acordo com as regras gerais da terminação -em ['itãj] (em que -em se lê como uma vogal nasal, à semelhança de em ou nuvem).

Não há, no entanto, nenhum motivo para pronunciar o i inicial como [ai], pois isso não corresponde à pronúncia desta vogal em português; a pronúncia [ai]tem corresponde a uma influência da pronúncia do inglês (como em iceberg ou em ice tea), que não se justifica neste caso.

Os argumentos acima expostos podem aplicar-se a outros latinismos como idem ou ibidem.




3ª ou 3.ª? Pergunto isto porque me lembro de uma vez ter lido que 23o significa 23 graus e 23.º vigésimo terceiro.
Nenhuma das opções pode ser considerada errada, uma vez que não há nada no Acordo Ortográfico (nem de 1945, nem de 1990) que se pronuncie sobre este facto. O texto legal do Acordo Ortográfico usa sistematicamente os numerais ordinais com ponto antes da letra que indica o género do numeral, o que pode tornar preferencial a opção 3.ª, em detrimento de , mas não torna esta segunda opção errada. É um facto que 23º será ambíguo (vinte e três graus/vigésimo terceiro) e que 23.º o desambigua, mas há mais ambiguidades na língua e não é uma ambiguidade que torna um enunciado errado.