PT
BR
Pesquisar
Definições



rampita

A forma rampitaé [derivação feminino singular de ramparampa].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ramparampa
( ram·pa

ram·pa

)
Imagem

Plano inclinado, geralmente em pedra ou cimento, que desce em direcção à água, para facilitar a saída de embarcações.


nome feminino

1. Terreno, caminho ou rua com inclinação. = LADEIRA

2. Plano inclinado, geralmente em pedra ou cimento, que desce em direcção à água, para facilitar a saída de embarcações.Imagem

3. Superfície ou estrutura com inclinação, usada geralmente para facilitar o acesso a algum lado (ex.: rampa para cadeira de rodas).

4. [Teatro] [Teatro] Parte do teatro onde representam os actores. = PALCO

5. [Teatro] [Teatro] Renque de luzes ao nível do chão do palco, no proscénio. = RIBALTA

6. [Automóvel] [Automóvel] Competição automobilística de contra-relógio num percurso a subir.


rampa de carregamento

Plataforma sobre a qual estão reunidos postos de carregamento.

rampa de escada

Balaustrada em plano inclinado que serve de corrimão.

rampa de lançamento

Dispositivo ou estrutura com plano inclinado para o lançamento dos aviões catapultados, de alguns projécteis autopropulsionados, mísseis, etc.

[Figurado, Por extensão] [Figurado, Por extensão] Meio, recurso ou situação que se pode utilizar para avançar para algo melhor ou mais importante (ex.: a galeria servia como rampa de lançamento para novos artistas; é sabido que aquele tipo de competição desportiva não passa de uma rampa de lançamento).

[Figurado, Por extensão] [Figurado, Por extensão] Aquilo que proporciona o acontecimento ou o desenvolvimento de algo (ex.: o motim anterior foi a rampa de lançamento para a revolta generalizada).

rampa dos balanceiros

Conjunto dos balanceiros e do seu suporte, num motor de explosão.

rampa timpânica vestibular

[Anatomia] [Anatomia]  Cada uma das duas partes do caracol do ouvido interno, separadas pela membrana espiral e comunicando, a primeira com a caixa do tímpano pela janela oval, e a segunda com o vestíbulo.

etimologiaOrigem etimológica:francês rampe.

rampitarampita

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Deparei-me com um problema linguístico ao qual não sei dar resposta. Como se deve escrever: semi sombra, semisombra, semi-sombra ou semissombra?
A grafia correcta é semi-sombra, se estiver a utilizar a ortografia segundo o Acordo Ortográfico de 1945, isto é, anterior ao Acordo Ortográfico de 1990. Segundo o Acordo de 1945, na base XXIX, e segundo o Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, o prefixo semi- só se escreve com hífen quando a palavra que se lhe segue começa por h (ex.: semi-homem), i (ex.: semi-inconsciente), r (ex.: semi-racional) ou s (ex.: semi-selvagem). Já o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, acrescenta que este prefixo é grafado com hífen sempre que a palavra que se lhe segue começa por qualquer vogal. Daí a divergência na escrita entre a norma portuguesa (ex.: semiaberto, semiesfera, semioficial, semiuncial) e a norma brasileira (ex.: semi-aberto, semi-esfera, semi-oficial, semi-uncial).

Se, porém, estiver a utilizar a grafia segundo o Acordo Ortográfico de 1990, a grafia correcta é semissombra. Segundo este acordo, na sua Base XVI, não se emprega o hífen "nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo estas consoantes duplicar-se" (ex.: semirracional, semissegredo). Ainda segundo esta mesma base, deixa de haver divergência entre a norma portuguesa e a brasileira, pois apenas deverá ser usado o hífen quando a palavra seguinte começa por h (ex.: semi-histórico) ou pela mesma vogal em que termina o prefixo (ex.: semi-internato) e não quando se trata de vogal diferente (ex.: semiautomático).




Em pequenos dicionários de Latim - Português, não encontrei a palavra instruere. Podereis dizer-me qual o seu significado em português, como se pronuncia em latim e por que razão não se encontra naqueles dicionários?
Os verbos latinos podem ser encontrados nos dicionários de latim pela flexão da 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo, que, no caso do verbo instruere, é instruo.

O verbo latino instruere, que deu origem ao verbo português instruir, significa "inserir", "formar, pôr em ordem", "preparar, equipar, fornecer" e "ensinar, dar informação, instruir".