Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

raios

masc. pl. de raioraio
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

rai·o rai·o


(latim radius, -i, raio)
nome masculino

1. Fluido eléctrico que se desprende da nuvem electrizada.

2. Faísca, corisco, centelha.

3. Jacto de luz.

4. [Geometria]   [Geometria]  Segmento de recta que parte do centro e termina na periferia de um círculo ou de uma esfera.

5. [Geometria]   [Geometria]  Meio diâmetro de uma circunferência.

6. Tudo o que parte de um centro comum.

7. [Por extensão]   [Por extensão]  Sinal, mostra, indício.

8. [Figurado]   [Figurado]  Desgraça; sinal; vislumbre; clarão; aparência; lembrança.

9. [Informal]   [Informal]  Pessoa muito viva ou travessa.


como um raio
Com extrema rapidez; com violência.

por que raio
[Informal]   [Informal]  Usa-se para questionar qual a singular ou estranha casualidade de algo.

raio de eloquência
Orador eloquentíssimo.

raio verde
Clarão de cor verde que aparece acima do mar quando o Sol desaparece completamente no horizonte e que é devido à dispersão atmosférica.

raio vector
[Geometria]   [Geometria]  Segmento orientado que tem por origem um ponto fixo, e cuja extremidade se pode deslocar sobre uma dada curva.

raio visual
Linha recta que vai do olho do observador ao objecto.

raio X
[Física nuclear]   [Física nuclear]  Radiação electromagnética invisível capaz de atravessar matéria, muito utilizada na medicina e na indústria. (Mais usado no plural.)

Equipamento usado para fazer exames com esse tipo de radiação (ex.: o hospital instalou um novo raio X; o conteúdo das malas é verificado no raio X antes do embarque).

Exame feito usando esse tipo de radiação (ex.: a médica pediu um raio X à coluna lombar).

[Figurado, Por extensão]   [Figurado, Por extensão]  Descrição objectiva e detalhada de algo (ex.: o documentário faz o raio X da cidade no virar do século). = RADIOGRAFIA

raios catódicos
[Física]   [Física]  Feixe de electrões emitido pelo cátodo num tubo de gás muito rarefeito.

raios cósmicos
Raios diversos provenientes do espaço cósmico.

raios da Igreja
Excomunhão.

raios (de) Röntgen
[Física nuclear]   [Física nuclear]  Nome dado às radiações invisíveis que aparecem no tubo de Crookes, quando nele se produzem os raios catódicos. = RAIOS X

raios do Vaticano
O mesmo que raios da Igreja.

raios gama
[Física nuclear]   [Física nuclear]  Radiações emitidas pelos corpos radioactivos, análogos aos raios X, mas muito mais penetrantes e de menor comprimento de onda, com uma acção fisiológica potente.

raios partam
[Informal]   [Informal]  Expressão usada para indicar irritação (ex.: raios partam este computador).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "raios" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

e raios ocorreram no município..

Em Caderno B

...primeiros dias da nova estação serão de chuvas moderadas e até tempestades acompanhadas de raios , rajadas

Em Caderno B

Toda a representação é ornamentada por raios solares, do resplendor de ouro, em forma de círculo, constituída de 20 raios de...

Em Caderno B

Chuvas Haverá temporais, chuvas fortes, raios , descargas

Em Caderno B

...um William Calver, em 1900, nos Estados Unidos, com uma máquina que concentrava os raios solares - o panhelio motor ..

Em Estação Cronográfica
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber o porque se usa tanto apartir de ou concerteza sendo que o correto é a partir de e com certeza ?
Este fenómeno acontece frequentemente com locuções muito usuais em que os utilizadores da língua têm dificuldades em identificar as fronteiras das palavras, o que tem como consequência erros ortográficos como apartir de (em vez de a partir de), concerteza (em vez de com certeza) ou derrepente (em vez de de repente).



A utilização de aspas dentro de aspas é correta, como quando, por exemplo, se realça uma palavra dentro de uma citação, ou se cita algo dentro de outra citação? Exemplo: "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei" (palavras realçadas). Um deles está bem perto, que é o do art. 42, § 1.º" (fim de citação). Outras dúvidas relacionadas: O que fazer quando a palavra realçada for a última da citação, fazendo com que as aspas de uma e outra coincidam? Utilizam-se uma ou duas aspas no final da frase? Exemplo: "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei". ou "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei"". As aspas vêm antes ou depois do ponto final numa citação? Exemplo: "Eu adoro chocolate". ou "Eu adoro chocolate."
Nos exemplos citados, as aspas estão a ser usadas para identificar uma citação e para destacar uma parte do texto. Estes são dois usos possíveis para as aspas, mas o seu emprego simultâneo pode gerar confusão no leitor, que poderá considerar que se trata de uma citação dentro de uma citação. Por este motivo, para tornar mais claro um destaque dentro de uma citação, será aconselhável recorrer a outra maneira de dar destaque gráfico, como o itálico (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos casos expressos em lei"), o sublinhado (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos casos expressos em lei"), o negro (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos casos expressos em lei") ou a combinação de dois ou mais destes destaques gráficos (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos casos expressos em lei").

Não é, no entanto, incorrecta a utilização de aspas dentro de aspas, devendo haver o cuidado de fechar cada um dos conjuntos de aspas, mesmo que isso origine sinais repetidos (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei""); nestes casos, poderá optar pelo uso de aspas diferentes (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos «casos expressos em lei»").


pub

Palavra do dia

so·la·ri·e·go |ê|so·la·ri·e·go |ê|


(espanhol solariego)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo a solar ou casa nobre.

adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

2. [Antigo]   [Antigo]  Que ou quem é proprietário ou habitante de um solar.


SinónimoSinônimo Geral: SOLARENGO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/raios [consultado em 29-09-2022]