Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

atónito

atónitoatônito | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·tó·ni·to a·tô·ni·to


(latim attonitus, -a, -um, assombrado por um raio, atordoado)
adjectivo
adjetivo

Que se espantou ou surpreendeu. = ESPANTADO, ESTUPEFACTO, PASMADO, PASMO


• Grafia no Brasil: atônito.

• Grafia no Brasil: atônito.

• Grafia em Portugal: atónito.

• Grafia em Portugal: atónito.
pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...y se deshace, y hacia el alma me lleva, desde el alma me trae, atónito , a tu lado..

Em Viva a Poesia

...e 13 segundos depois do lançamento, matando os sete tripulantes, diante de um público atônito , em Cabo Canaveral, na Flórida, e no mundo inteiro, que assistia pela televisão..

Em Vida Global

Trêmulo e atônito , disse Saulo: ‘Senhor, que queres que eu faça??

Em Blog da Sagrada Família

Ex-banqueiro e ex-residente na Quinta Patiño descobre, atónito , que uma prisão na África do Sul não é o Burj Al Arab...

Em Provas de Contacto

berro do hospede que veio meio atônito para o meio da rua e juntos vimos o ladrão virar a direita e...

Em VARAL de IDÉIAS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No programa de hoje da R.T.P. " Bom Dia Portugal" na rubrica "Em bom português", questiona-se se deve dizer: duzentas gramas ou duzentos gramas? Afirma-se que a resposta correcta é: "duzentos gramas" porque grama é um submúltiplo do quilograma. Ora, eu tenho apenas a quarta classe do ensino primário de 1951, mas nesse tempo aprendi que grama, metro, caloria, etc. são unidades e quilograma, quilómetro, quilocaloria, etc, são múltiplos com mil unidades. Como gosto de falar o melhor Português, (dentro das minhas limitações literárias) gostaria de obter uma explicação, mais convincente ou de saber se, pela mesma razão, deve dizer-se "duzentos calorias"?
De facto, o argumento referido é pouco claro. O motivo por que a resposta é "duzentos gramas" é porque grama, enquanto unidade de medida, é um substantivo masculino, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É por essa razão que quilograma, formado pela junção do prefixo quilo- ao substantivo grama, é masculino, e não o contrário.



Em pequenos dicionários de Latim - Português, não encontrei a palavra instruere. Podereis dizer-me qual o seu significado em português, como se pronuncia em latim e por que razão não se encontra naqueles dicionários?
Os verbos latinos podem ser encontrados nos dicionários de latim pela flexão da 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo, que, no caso do verbo instruere, é instruo.

O verbo latino instruere, que deu origem ao verbo português instruir, significa "inserir", "formar, pôr em ordem", "preparar, equipar, fornecer" e "ensinar, dar informação, instruir".

pub

Palavra do dia

pi·na·co·te·ca |é|pi·na·co·te·ca |é|


(latim pinacotheca, -ae, do grego pinakothêke, -és)
nome feminino

1. Museu de obras de pintura.

2. Colecção de obras de pintura.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/at%C3%B3nito [consultado em 18-05-2022]