PT
BR
Pesquisar
Definições



rabanada

A forma rabanadapode ser [feminino singular particípio passado de rabanarrabanar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rabanada1rabanada1
( ra·ba·na·da

ra·ba·na·da

)


nome feminino

1. Pancada com o rabo ou cauda.

2. Movimento de ancas.

3. Golpe de vento forte e de pouca duração. = RAJADA

4. Toque de rabana.

etimologiaOrigem etimológica:rabo + -n- + -ada.
rabanada2rabanada2
( ra·ba·na·da

ra·ba·na·da

)
Imagem

CulináriaCulinária

Fatia de pão embebida em leite e frita, depois de passada por ovo, que se serve geralmente polvilhada de açúcar e canela ou com calda.


nome feminino

[Culinária] [Culinária] Fatia de pão embebida em leite e frita, depois de passada por ovo, que se serve geralmente polvilhada de açúcar e canela ou com calda.Imagem = DOURADA, FATIA DOURADA, FATIA PARIDA, FRITA

etimologiaOrigem etimológica:rábano + -ada.
rabanarrabanar
( ra·ba·nar

ra·ba·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Preparar a cortiça para fazer as rolhas. = RABUNAR

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.
rabanadarabanada

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




Gostaria de saber quantos fonemas têm as palavras independente e independentemente.
Um fonema é uma unidade mínima do sistema fonológico de uma língua.

Os fonemas de uma palavra distinguem-se das letras dessa palavra, pois os sons não têm uma representação gráfica unívoca relativamente ao sistema ortográfico e vice-versa. Por exemplo, as letras on- da palavra onde formam um dígrafo que corresponde ao fonema [õ], ou, ao contrário, a letra -x-, na palavra xi, corresponde a dois fonemas [ks].

Assim, as palavras independente e independentemente têm, respectivamente, 12 e 17 letras, mas têm 9 e 13 fonemas: in-d-e-p-en-d-en-t-e [ĩdipẽdẽti] e in-d-e-p-en-d-en-t-e-m-en-t-e [ĩdipẽdẽtimẽti].