PT
BR
Pesquisar
Definições



quiosque

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
quiosquequiosque
|ó| |ó|
( qui·os·que

qui·os·que

)
Imagem

Espécie de pavilhão, situado em jardins, praças, etc., onde habitualmente se vendem jornais, tabaco, bebidas, etc.


nome masculino

1. Espécie de pavilhão, situado em jardins, praças, etc., onde habitualmente se vendem jornais, tabaco, bebidas, etc.Imagem

2. [Calão] [Tabuísmo] Ânus.

etimologiaOrigem etimológica:francês kiosque.

Auxiliares de tradução

Traduzir "quiosque" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).




Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).