Significado de queixara-se-mo

    A forma queixara-se-mopode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de queixarqueixar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de queixarqueixar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    queixarqueixar
    ( quei·xar

    quei·xar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo pronominal

    1. Fazer queixa de. = LAMENTAR-SE

    2. Mostrar-se ofendido ou indignado.

    3. Ter lesão ou dor em (ex.: ele queixa-se do braço).

    4. Formular queixa ou denúncia ante a autoridade.

    etimologiaOrigem:latim vulgar *quassiare, do latim quasso, -are, sacudir fortemente, agitar, quebrar, oscilar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeNota: usa-se apenas como verbo pronominal.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "queixara-se-mo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    queixeiro | adj.

    Diz-se do dente do siso....


    queixudo | adj.

    Que tem grandes queixos....


    quérulo | adj.

    Que se queixa ou lamenta....


    Que tem acumulação de tecido gordo por baixo do queixo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "queixara-se-mo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      A utilização de aspas dentro de aspas é correta, como quando, por exemplo, se realça uma palavra dentro de uma citação, ou se cita algo dentro de outra citação? Exemplo: "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei" (palavras realçadas). Um deles está bem perto, que é o do art. 42, § 1.º" (fim de citação). Outras dúvidas relacionadas: O que fazer quando a palavra realçada for a última da citação, fazendo com que as aspas de uma e outra coincidam? Utilizam-se uma ou duas aspas no final da frase? Exemplo: "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei". ou "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei"". As aspas vêm antes ou depois do ponto final numa citação? Exemplo: "Eu adoro chocolate". ou "Eu adoro chocolate."