Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
Palavra não encontrada. Se procurava uma das palavras seguintes, clique nela para consultar a sua definição.
quincho (norma brasileira)
quineis (norma europeia, na grafia pós-Acordo Ortográfico)
quínico (norma brasileira)
quínio (norma brasileira)
quintão (norma brasileira, na grafia pré-Acordo Ortográfico)

Caso a palavra que procura não seja nenhuma das apresentadas acima, sugira-nos a sua inclusão no dicionário.
pub

Dúvidas linguísticas


É corrente, no português do Brasil, o termo membresia. Qual o termo correspondente no português europeu?
A palavra membresia não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apesar de o seu uso se encontrar bastante difundido no português do Brasil. Tudo indica que essa palavra terá origem no espanhol membresía, termo utilizado nos países de língua espanhola da América do Sul com os significados "qualidade ou condição daquele que é membro de algo" e "conjunto de membros". Os dicionários portugueses não registam nenhum vocábulo com o mesmo significado com uso corrente no português europeu.



Gostaria de saber qual a definição correta para uma ação tomada sobre um determinado assunto ou fato que ocorreu e que já tenha sido resolvido. A ação tomada foi eficaz ou a ação tomada foi eficiente?
Eu sei que existe uma classificação para tal. A ação tomada pode ter sido eficiente porém não eficaz ou eficaz porém não eficiente?
Os adjectivos eficaz e eficiente são sinónimos em várias acepções, pelo que não existe a diferença que refere entre as duas palavras.

Geralmente utiliza-se o adjectivo eficiente para qualificar pessoas e eficaz para qualificar nomes abstractos, como acções ou processos, apesar de esta distinção não ser muito rígida.

Na frase que refere, o mais usual seria utilizar o adjectivo eficaz (A acção tomada foi eficaz), mas não estaria errada se utilizasse o adjectivo eficiente.

Palavra do dia

u·val u·val
(uva + -al)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Relativo à uva ou que contém uva (ex.: cura uval).

nome masculino

2. [Informal]   [Informal]  Tumor hemorroidal.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/qu%C3%ADnvio [consultado em 13-07-2020]