Significado de pupilava-vo-los

    A forma pupilava-vo-losé [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de pupilarpupilar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    pupilar1pupilar1
    ( pu·pi·lar

    pu·pi·lar

    )

    adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

    [Anatomia] [Anatomia] Pertencente ou relativo à pupila do olho (ex.: dilatação pupilar; reflexo pupilar).

    etimologiaOrigem:pupila + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    pupilar2pupilar2
    ( pu·pi·lar

    pu·pi·lar

    )

    adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

    Relativo ou pertencente a pupilo ou pupila, em especial a menor de idade (ex.: a substituição pupilar dá aos progenitores a faculdade de substituir os filhos por outros herdeiros ou legatários se aqueles falecerem antes da maioridade).

    etimologiaOrigem:latim pupillaris, -e.

    Secção de palavras relacionadas

    pupilar3pupilar3
    ( pu·pi·lar

    pu·pi·lar

    )
    Conjugação:unipessoal.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Gritar (o pavão).

    etimologiaOrigem:etimologia onomatopaica.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    De modo iatrogénico (ex.: pupila dilatada iatrogenicamente)....


    miose | n. f.

    Retração permanente da pupila....


    pupilagem | n. f.

    Educação de pupilo ou pupila....


    sinizese | n. f.

    Pronúncia de duas vogais distintas num só tempo prosódico, sem formar ditongo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "pupilava-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Com relação à conjugação do verbo adequar e às explicações que vocês forneceram para uma consulta enviada, quero registrar que estranha-me o fato de vocês terminarem a explicação dizendo "..., como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade."
      Seguramente, se formos considerar tudo o que hoje é uma hipótese, já como realidade ouviremos inúmeros "a nível de Brasil", "houveram muitos problemas", "menas pessoas", "há dez anos atrás", "fazem muitos anos que não a vejo", etc.
      Entendo que, a partir daí, as regras gramaticais não farão mais nenhum sentido na nossa língua portuguesa.
      Sem contar que na conjugação desse mesmo verbo, no Pretérito Perfeito do Indicativo, vocês acentuaram a primeira pessoa do plural, regra de acentuação que desconheço e que, se vocês observarem, também não consta do Houaiss.
      Permita-me uma segunda observação: a resposta para essa pesquisa vocês consultaram Rebelo Gonçalves, no Vocabulário da Língua Portuguesa, datado de 1966. A última reforma ortográfica data, se não me engano, de 1973, portanto muito tempo depois.