Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

pseudo-

pseudo-pseudo- | elem. de comp.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pseudo- pseudo-


(grego pseûdos, -eos, mentira, falsidade)
elemento de composição

Exprime a noção de falso, enganador (ex.: pseudofruto).

Nota: É seguido de hífen quando o segundo elemento começa por vogal, h, r ou s (ex.: pseudo-arcaísmo, pseudo-etimológico, pseudo-intelectual, pseudo-ortorrômbico, pseudo-herança, pseudo-revelação, pseudo-sábio).
pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

de Pedro Julião. De sua autoria, o ‘Thesaurus Pauperum’ (Tesouro dos pobres), em que trata de várias doenças e suas curas, com cerca de uma centena de edições e traduzido para 12 línguas. Já no domínio da Teologia , é autor de Comentários ao pseudo -Dionísio e Scientia libri de anima . Encontra-se por

Em Geopedrados

com o reforço da LIDERANÇA ... do 'Sport Lisboa e BENFICA ' ... vamos 'GLORIOSO SLB! rumo ao 38º!' PS- é claro que o Fontelas Gomes... mais o Proença... e o outro Gomes, o Fernando... tudo FARÃO nesta semana... para que o Benfica NÃO AUMENTE... a LIDERANÇA... para os seus dois ( pseudo ) rivais

Em Coluna D'Águias Gloriosas

governo, uma alegação que o capitão Pat Travers, gerente geral da Rodésia Aérea, chamou de "mentira pura e deliberada". De acordo com Eliakim Sibanda, professor e orador de direitos humanos que escreveu uma história da ZAPU, Nkomo estava insinuando que a responsabilidade pelo massacre era dos pseudo

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Santa Sé autorização para abrir o processo de sua canonização. Devido a Pseudo Reforma o processo foi paralisado. Durante a Reforma, o Mosteiro de São Martinho acabou sendo destruído, assim como as relíquias da Beata, e sua canonização nunca chegou a uma formalização. Mas, ela foi inserida no

Em Blog da Sagrada Família

-de-final nas 2 !) e NÃO TEMOS MAIS FINAIS ... como acontece com este 'clube' ... por exemplo... embora o mesmo... tenha DIGNIDADE ... nas suas 2 VITÓRIAS na Champions... porque nenhuma delas... foi a 'ISTO!' que eu se o Benfica tivesse... a VERGONHA de ter... uma ( pseudo ) Champions DESSAS ... (mesmo que

Em Coluna D'Águias Gloriosas
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Numeração ordinal: numa série de dois mil e trezentos blocos, que lugar ocupa o último bloco? Será o dumilésimo tricentésimo lugar?
A numeração ordinal a partir de 2000 utiliza frequentemente numerais cardinais para quantificar os milésimos (2000º = dois milésimo, 3000ª = três milésima, 11000º = onze milésimo). Adicionalmente, é também possível, como afirma Evanildo BECHARA em Moderna Gramática Portuguesa (Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, pp. 206-209), formar estes numerais utilizando ordinais para quantificar os milésimos, se se tratar de um número "redondo", isto é, sem outro algarismo além do zero nas unidades, dezenas e centenas (2000º = segundo milésimo, 3000ª = terceira milésima, 11000º = décimo primeiro milésimo).

Não obstante, o Dicionário Houaiss regista alguns numerais ordinais sintéticos relativos a números acima de 1999, utilizando cultismos formados a partir de prefixos latinos: 2000º = bismilésimo, 3000º = termilésimo, 4000º = quatermilésimo, 5000º = quinquiesmilésimo, 6000º = sexiesmilésimo, 7000º = septiesmilésimo, 8000º = octiesmilésimo, 9000º = noviesmilésimo, 10000º = deciesmilésimo. Para todos estes numerais, o dicionário observa que são usualmente substituídos pela locução com o numeral cardinal seguido de milésimo (segundo milésimo, terceiro milésimo, quarto milésimo, quinto milésimo, sexto milésimo, sétimo milésimo, oitavo milésimo, nono milésimo, décimo milésimo).

As indicações acima são válidas também para os ordinais correspondentes a milhões (2000000º = dois milionésimo ou segundo milionésimo, 3000000ª = três milionésima ou terceira milionésima, 11000000º = onze milionésimo ou décimo primeiro milionésimo).

Especificamente sobre o numeral ordinal correspondente ao número 2300 poderá então ser uma de quatro hipóteses (uma vez que o numeral ordinal correspondente a 300 pode, por sua vez, corresponder a tricentésimo ou a trecentésimo): dois milésimo tricentésimo, dois milésimo trecentésimo, bismilésimo tricentésimo ou bismilésimo trecentésimo.
A palavra dumilésimo não se encontra registada em nenhum dicionário consultado, e resulta de uma analogia com ducentésimo, o ordinal correspondente à posição 200, que deriva do latim ducenti "duzentos".




Eu posso usar PLURAL para tempo? Exemplo: Fazem dois meses ou Faz dois meses?
No caso em análise, deverá usar Faz dois meses.

A dúvida colocada não diz respeito ao plural de tempo, mas à acepção do verbo fazer que indica “ter decorrido determinado tempo”. Neste sentido, o verbo fazer é considerado impessoal, isto é, não tem sujeito e deverá ser conjugado apenas na terceira pessoa do singular.

Sobre verbos impessoais, poderá também consultar as respostas haver (I) e haver (II).

pub

Palavra do dia

po·da·gra po·da·gra


(latim podagra, -ae)
nome feminino

[Medicina]   [Medicina]  Doença articular decorrente do excesso de ácido úrico, que provoca inflamação dolorosa, em especial nos pés e é geralmente acompanhada de inchaço; gota nos pés.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pseudo- [consultado em 17-09-2021]