PT
BR
Pesquisar
Definições



pró-activo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pró-activopró-ativopró-ativo
|àtí| |àtí| |àtí|
( pró·-ac·ti·vo pró·-a·ti·vo

pró·-a·ti·vo

)


adjectivoadjetivo

1. Que não se baseia na reacção a algo, mas toma iniciativa de acção.

2. Que age antecipadamente.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: PROACTIVO

etimologiaOrigem etimológica:pró- + activo.

vistoPlural: pró-ativos.
iconPlural: pró-activos.
Ver também resposta à dúvida: pró-activo / proactivo.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: pró-ativo.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: pró-activo.
grafiaGrafia no Brasil:pró-ativo.
grafiaGrafia em Portugal:pró-activo.
pró-activopró-activo


Dúvidas linguísticas



O particípio passado de imprimir é imprimido?! Que aconteceu ao impresso?!
De facto, impresso também é particípio passado de imprimir, pois este é um verbo que admite mais de um particípio passado, empregando-se geralmente esta forma com os auxiliares ser ou estar e a forma imprimido com os auxiliares ter ou haver.

Cunha e Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo [Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, p. 442], sugerem que o verbo imprimir só tem duplo particípio quando significa ‘estampar, gravar’, com o exemplo Este livro foi impresso em Portugal, e não quando significa ‘imprimir movimento’, com o exemplo Foi imprimida enorme velocidade ao carro).




Descomentar: no FLiP existe a conjugação do verbo mas pelo que pesquisei na net e dicionários esta palavra não existe em Português. Penso que só é usada em termos informáticos e no Brasil. Qual será o seu significado?
O verbo descomentar não se encontra registado em nenhum dicionário de língua portuguesa à nossa disposição, mas uma pesquisa na Internet revela que é usado tanto em sites portugueses como em sites brasileiros. Nenhum dicionário consegue registar exaustivamente o léxico de uma língua, nomeadamente no que diz respeito a neologismos, dada a grande produtividade da língua, especialmente pela aposição de afixos a palavras já existentes. A palavra encontra-se bem formada, resultando da aposição do prefixo des- ao verbo comentar, e significa “retirar o carácter de comentário a” (ex.: o programador descomentou algumas linhas do código do programa).