PT
BR
Pesquisar
Definições



pretiro

A forma pretiroé [primeira pessoa singular do presente do indicativo de preterirpreterir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
preterirpreterir
( pre·te·rir

pre·te·rir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Ir além de; deixar atrás (ex.: esta nova tecnologia pretere todas as anteriores). = SUPERAR, ULTRAPASSAR

2. Deixar de lado, geralmente para escolher outro (ex.: o autor pretere maneirismos formais, em favor de uma clareza de discurso). = PRESCINDIR, REJEITARESCOLHER

3. Não dar importância (ex.: decidira preterir alguns conselhos). = DESPREZAR, MENOSPREZAR, REJEITAR

4. Não citar ou não mencionar (ex.: o testamento pretere vários herdeiros). = OMITIRCONSIDERAR

5. Deixar de promover ou de escolher alguém, sem motivo legal ou para favorecer outrem (ex.: preteriram o candidato mais qualificado).

6. Ser promovido no lugar que competia a outro (ex.: preteriu um colega).

etimologiaOrigem etimológica:latim praetereo, -ire, passar ao longo de, passar diante, exceder, ultrapassar, decorrer, omitir, deixar de lado.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pretiro" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Tenho alguma dificuldade em confirmar qual a forma correcta da(s) palavra(s) cofinanciar (cofinanciamento) ou co-financiar (co-financiamento).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o prefixo co- obriga em geral à utilização do hífen, independentemente da palavra que precede. Assim, deverá escrever co-financiar e co-financiamento.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, estas palavras deixam de ter hífen: cofinanciar e cofinanciamento.