PT
BR
Pesquisar
Definições



preconização

A forma preconizaçãopode ser [derivação feminino singular de preconizarpreconizar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
preconizaçãopreconização
( pre·co·ni·za·ção

pre·co·ni·za·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de preconizar.

2. [Religião católica] [Religião católica] Acto pelo qual um cardeal ou um papa declara em pleno consistório que um eclesiástico nomeado pelo seu governo para tal bispado ou benefício tem as qualidades requeridas.

etimologiaOrigem etimológica:preconizar + -ção.

preconizarpreconizar
( pre·co·ni·zar

pre·co·ni·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Aconselhar, recomendar, propor.

2. Apregoar com louvor ou entusiasmo. = ELOGIAR, LISONJEAR, LOUVAR

3. Fazer a apologia ou a propaganda de. = DIVULGAR, PROPALAR

4. [Religião católica] [Religião católica] Declarar em consistório pontifício que um eclesiástico nomeado para determinada função tem as qualidades necessárias para essa função.

5. Fazer a previsão de; anunciar antecipadamente. = PREDIZER, PREVER

etimologiaOrigem etimológica:francês préconiser, do latim tardio praeconizare, publicar, proclamar, apregoar.

preconizaçãopreconização


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Quero saber a origem da palavra "ló".
A palavra , na acepção “lado de onde sopra o vento”, entrou para o português através do francês lof, que por sua vez tem origem nórdica, talvez do neerlandês loef. Na acepção “tecido fino”, é de origem desconhecida e na acepção “instrumento musical” é de origem chinesa.