Significado de pranchava-se-mo

    A forma pranchava-se-mopode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de prancharpranchar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de prancharpranchar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    prancharpranchar
    ( pran·char

    pran·char

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dar pranchada em.

    verbo intransitivo

    2. [Brasil] [Brasil] Estender-se ao comprido ou cair de frente para o chão (falando-se do cavalo). = CHAPAR-SE, PRANCHEAR

    etimologiaOrigem:prancha + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    ligni- | elem. de comp.

    Exprime a noção de madeira (ex.: ligniforme)....


    chaprão | n. m.

    Pessoa malfeita de corpo, desgraciosa....


    gabordo | n. m.

    Prancha inferior no bordo exterior da embarcação....


    galimo | n. m.

    Superfície de prancha ou madeira que se galivar pelos troços....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "pranchava-se-mo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Qual o substantivo da família de estancar? No dicionário surge estancamento, no entanto encontro vários textos técnicos que referem estanqueidade. E estanquicidade, é a mesma coisa?


      Gostaria de saber se em palavras nas quais o prefixo termina com a mesma vogal que inicia a outra palavra (como anti+inflamatório; poli+insaturado, etc...) há necessidade de se usar hífen ou se é possível fusionar as duas vogais (e.g., antiinflamatório; poliinsaturado).